Entrega dos Prémios Fernando Namora e Agustina Bessa-Luís

O Presidente da República entrega os Prémios literários Fernando Namora e Revelação Agustina Bessa-Luís, no próximo dia 28 de Julho, divulgou hoje a Estoril Sol, promotora dos galardões.
Publicado a
Atualizado a

Mário de Carvalho receberá o Prémio Fernando Namora, no valor de 25 000 euros, pelo romance 'A sala magenta' (editorial Caminho) e o Prémio Revelação Agustina Bessa-Luís, que será atribuído pela primeira vez, distingue Raquel Ochoa pelo inédito 'A Casa-Combóio'.

A jovem escritora viu o seu romance editado pela Gradiva, que também patrocina o galardão e receberá igualmente 25 000 euros.

Mário de Carvalho vence, pela segunda vez, o Prémio Fernando Namora. A primeira vez, foi em 1996 com o romance 'Um Deus passeando pela brisa da tarde', igualmente distinguido com o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores (APE).

O júri foi presidido pelo escritor e ensaísta Vasco Graça Moura, e integra também por foi por Guilherme d`Oliveira Martins, em representação do Centro Nacional de Cultura, José Manuel Mendes, pela APE, Maria Carlos Gil Loureiro, pela direcção geral do Livro e das Bibliotecas, Manuel Frias Martins, pela Associação Portuguesa dos Críticos Literários e, ainda, por Maria Alzira Seixo e Liberto Cruz, convidados a título individual e Lima de Carvalho e Dinis de Abreu, em representação da Estoril Sol.

Referindo-se a 'A Sala Magenta', o júri teve em conta 'a elevada qualidade estilística e narrativa desta obra e a humanidade do olhar que lança sobre o universo da criação artística e da existência'.

Quanto ao romance de Raquel Ochoa, o júri afirma, em acta, que revela 'uma assinalável qualidade narrativa, conjugando bem os elementos de natureza documental acerca dos contextos pessoais e colectivos da experiência portuguesa na Índia'.

O enredo deste romance baseia-se na aventura de uma família indo-portuguesa, originária de Damão, que sobrevive e se adapta à evolução do último século, evocando uma saga que remonta ao estado Português da Índia.

Raquel Ochoa nasceu em Lisboa em 1980, é licenciada em Direito. Publicou um livro de crónicas em 2008, 'O Vento dos Outros', e em 2008, editou 'Bana -- Uma vida a cantar Cabo Verde', a biografia do cantor.

Veja o VÍDEO:

[youtube:H_CUJGjH--Y]

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt