Douro Marina é hoje inaugurada
A partir de hoje a Douro Marina, considerada a "maior infraestrutura náutica entre Cascais e a Galiza", permitirá "vários tipos de utilização", com possibilidade de estadias de curta duração (um mês ou menos) ou larga (mais de um mês), disse à Lusa Manuel Cunha, diretor geral da infraestrutura.
Assumindo-se como um "ponto de paragem obrigatório para os navegadores em trânsito na costa ocidental", a marina permite alojar barcos com calado até três metros e comprimento até 20 metros em todas as condições de maré, tendo já mais de 150 pré-reservas.
Para a segunda fase, cuja conclusão está prevista para julho, ficam os edifícios de apoio e a abertura de uma zona comercial que reunirá espaços comerciais e de restauração, bem como locais para apoio das atividades náuticas.
Inicialmente anunciada para junho de 2011, a Douro Marina acabou por ser alvo de uma "redefinição do projeto dos edifícios", tendo o Grupo MCA optado por fazer um "investimento suplementar" que acabou por atrasar a conclusão da obra.
O Grupo MCA fará a gestão da concessão da Douro Marina num período de exploração de 30 anos.
A área de concessão compreende a zona de estacionamento de embarcações, com cerca de 49 mil metros quadrados, e outra para estacionamento temporário a seco para reparações, com mais de quatro mil metros quadrados, apoiada por um edifício oficinal.
A cerimónia de inauguração está marcada para as 15.00 e contará com a presença dos secretários de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, António Almeida Henriques, das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Silva Monteiro, e da Solidariedade e Segurança Social, Marco António Costa.
A cerimónia, a ser presidida pelo presidente da câmara, Luís Filipe Menezes, terá ainda a atuação de Rui Veloso.