Dois símbolos do poder americano

<br /> Falar em World Trade Center ou no Pentágono era o mesmo que falar no orgulho da América. Ontem, o império ruiu.
Publicado a

Eram, cada um à sua maneira, símbolos do poder da América. As Torres Gémeas e o Pentágono foram até ontem exemplos do imponente império norte-america-no. Os ataques terroristas aniquilaram por completo parte dessa cultura e deixaram a América em choque.


Desenhadas por Minoru Y-másalá, as Torres Gémeas (Twin Towers), sede do World Trade Center, marcavam presença naquela cidade desde 1970, batendo o recorde em altitude até então detido pelo Empire State Building, em Manhattan. Foram mesmo os prédios mais altas do mundo até 1974. À escala, a célebre estátua da Liberdade, ali mesmo ao lado, sentia-se pequena, minúscula.


Cada edifício tinha 110 andares e mais de 420 metros de altura, mais de 40 mil janelas e muitas tonelas de betão e aço. Foram mandadas construir pela autoridade portuária de Nova Iorque com o objectivo de promover o comércio internacional.


O WorldTrade Center albergava mais de 430 escritórios, oriundos de 26 países. Mais de 50 mil turistas visitavam diariamente as torres mais famosas do mundo, onde trabalhavam 100 mil pessoas. A vista panorâmica do Observatório (deck) e o restaurante de luxo, Windows on the World (as janelas do mundo) atraíam não só turistas como milhares de cidadãos nova-iorquinos, que tal como cantava Frank Sinatra na imortal New York, New York viam o mundo a seus pés. Hoje, tudo isso não passará de recordações amargamente distantes numa cidade em estado de choque.


O mundo não vai esquecer este dia... Nem o quartel-general do Departamento da Defesa dos EUA, símbolo do seu poder militar, saiu ileso. Situado em Arlington County, Washington, o Pentágono ocupa mais de 27 hectares. A sua arquitectura deve-se a George Edwin Bergstrom, que por 83 milhões de dólares ergueu, com ajuda das forças armadas, este edifício de cinco andares, local onde trabalhavam aproximadamente 23 mil pessoas.


Considerado um dos maiores e mais seguros edifícios do mundo, a sua superfície é três vezes maior que a do Empire State Building. Visto de cima, o edifício é constituído por cinco pentágonos, ou anéis.


Com o tempo, o Departamento de Defesa, passou a designar-se só como Pentágono. Todas as decisões militares importantes são tomadas naquele imponente edifício, e por ali passam milhares de turistas que, antes de entrar, nem sonham que lá dentro sè vive num mundo completamente à parte.


A América dificilmente conseguirá voltar a dormir com dois edifícios tão simbólicos do seu poderio em escombros.

Diário de Notícias
www.dn.pt