Cristina Ferreira regressa à TVI. "Manel, anda ao meu gabinete, tenho uma missão para ti"
Foram apenas uns minutos, e à distância, assim que o programa matinal Você na TV! arrancou, mas está feita a entrada oficial de Cristina Ferreira na TVI, dois anos após a saída para a SIC. "Ai, que é a presidente da República", brincou Manuel Luís Goucha, atendendo o telefone. "Manel, anda ao meu gabinete", ouviu-se do outro lado a outra nova diretora de entretenimento e ficção.
Do outro lado, abafada pelos aplausos, Cristina Ferreira perguntava: "Sabes que dia é hoje? Sabes que temos de trabalhar." Entre promessas de poder aparecer a qualquer momento, a apresentadora, de 43 anos, garantiu que pode "aparecer a qualquer momento" e deu a Manuel Luís Goucha uma missão. "És tu que amanhã vais anunciar a primeira novidade da era Cristina."
"Quero agradecer às pessoas que estão à nossa espera e que nos querem ver juntos outra vez. Verão o nosso abraço", disse a apresentadora naquele que é o primeiro dia oficial na TVI após quase dois anos na SIC, e de uma saída sem direito a despedidas (como, de resto, aconteceu em 2018 quando trocou de canal).
Por entre promessas de reencontro e abraços anticovid-19, referências às férias a bordo de um iate e a promessa de novidades, Cristina Ferreira assegurou que setembro será um mês de novidades na estação de Queluz de Baixo e aproveitou para dizer que nesta segunda-feira já teria novos comentadores no programa - o ex-inspetor da Polícia Judiciária António Teixeira, que a tinha acompanhado para a SIC, e a psicóloga Vera de Melo, que também fazia parte do painel do Programa da Cristina.
Quanto ao seu programa, já se sabe o nome: O Dia de Cristina. "Não da, mas de Cristina", fez questão de sublinhar.
Cristina Ferreira tinha prometido novidades para as 00.01 e foi assim que anunciou o nome do novo programa. A expectativa maior, no entanto, estava guardada para esta terça-feira, 1 de setembro, o primeiro dia oficial da apresentadora outra vez na TVI.
João Baião e Diana Chaves asseguravam a condução do programa que foi de Cristina, agora rebatizado de Casa Feliz. Começou cerca das 10.05 com culinária enquanto na TVI o Você na TV! esperou pelas 10.15 - e usou o intervalo para publicidade (incluindo ao novo programa de Cristina Ferreira). Também por aqui se prometia dar a conhecer uma nova cara - alguém que foi anunciado com uma foto em bebé.
Protagonista da mais avultada transferência televisiva nacional e de uma batalha judicial com a Impresa, detentora da SIC, Cristina Ferreira fará parte do lote de acionistas da Media Capital e acumulará a apresentação com a direção de entretenimento e ficção. Uma das primeiras decisões que o público conheceu foi a contratação de Teresa Guilherme para a apresentação do concurso Big Brother - A Revolução, em vez de Cláudio Ramos, que assegurou a primeira edição deste ano. O apresentador, que trabalhou com Cristina Ferreira no programa da SIC e foi contratado por Nuno Santos, diretor-geral da estação, no início do ano, "terá outros projetos", avançou a agora diretora da TVI.
E também Nuno Santos quis assinalar nas redes sociais o regresso à TVI de Cristina Ferreira, com quem trabalha pela primeira vez. No Instagram, escreveu esta terça-feira era um dia especial, o dia em que a apresentadora "volta a casa". "A Cristina é a figura mais relevante da televisão do nosso tempo. E uma das mais relevantes em termos sociais. Tê-la conosco, com a sua força, as suas ideias, a sua competência é muito bom para a TVI. Mas não estamos a pensar em nós. Estamos a pensar naquelas três pessoas que vão ali ao fundo a passar. E em todas as outras que queremos que façam o caminho ao nosso lado.
Vai ser bom".
Nem uma hora depois do telefonema para Manuel Luís Goucha, Cristina Ferreira postou uma fotografia no Instagram ao lado da equipa com quem já trabalhava na SIC e que se mudou com a apresentadora para a TVI - André Manso, Lurdes Guerreiro e André Patrício.
A acompanhar a fotografia, uma legenda: "Vai continuar a ser apresentadora? Vou. Vai juntar-se ao Goucha? Vou. Vai ter um programa novo? Vou. Vai estar com o Cláudio? Vou. Vai trabalhar nos programas todos? Vou. Vai anunciar muitas novidades? Vou. Setembro começa hoje. E a nova TVI também". A rematar, um coraçãozinho.