Crimes contra idosos foram os que mais subiram

Nos primeiros seis meses deste ano, o Distrito Judicial de Lisboa registou 87 casos de maus tratos a idosos. Um aumento de 85% face ao período homólogo anterior.
Publicado a
Atualizado a

O relatório semestral da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa, liderada por Francisca Van Dunem, revela que os crimes contra idosos (negligência, maus tratos físicos e psicológicos) foram os que mais aumentaram de 1 de Janeiro a 30 de Junho, face ao período homólogo do ano passado.

Os inquéritos de violência doméstica foram menos 221, do total de 5.082 investigações.

O balanço do Ministério Público de Lisboa avança ainda que, do total de acusações decididas, 85% foram confirmadas em audiência de julgamento com as respetivas condenações.

No total foram 97.612 crimes que entraram no Ministério Púiblico, menos 8.179 que no período anterior (redução de 7,7%).

Durantes estes primeiros seis meses,103 mil inquéritos foram concluídos. Desses, 80% foram arquivados, 6.758 através de suspensão provisória do processo e os restantes alvo de uma acusação.

O tempo médio de acusação por parte dos procuradores do Ministério Público de Lisboa foi apenas de um ano.

"Por referência à totalidade dos inquéritos movimentados, que somam 160.953 (63.323 transitados do ano de 2013 acrescidos dos 97.612 iniciados no semestre) foram findos 64,5%, tal correspondendo à manutenção de índices de produtividade já evidenciados, em número de despachos finais", pode ler-se no relatório.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt