Foi ali mesmo, no Teatro São Luiz, em Lisboa, que, no final de 1964, Jorge Silva Melo viu o filme A Noite da Iguana, realizado por John Houston, com os atores Richard Burton, Ava Gardner e Deborah Kerr. Do filme, o encenador recorda a sempre presente "pulsão sexual" do protagonista, Shannon, um reverendo afastado da igreja por estupro (gostava de raparigas menores) e heresia. "Todos temos um pecado sexual escondido, essa era a revelação mais importante do filme", recorda. Mas, quando começou a trabalhar o texto de Tennessee Williams, foi descobrindo que havia mais, muito mais, nesta peça escrita em 1961: "É a última que Tennessee Williams considerou uma grande peça. E foi o último grande êxito que ele teve na Broadway.".Esta é também a última peça do ciclo que os Artistas Unidos dedicam ao autor norte-americano, que começou em 2014 com Gata em Telhado de Zinco Quente e passou depois por Doce Pássaro da Juventude (2015) e Jardim Zoológico de Vidro (2016). Uma oportunidade única para conhecer melhor o percurso deste autor, admite Silva Melo: "É muito engraçado ver como ele vai abandonando a intriga na escrita das peças, desde 1947, que é o Jardim Zoológico, até 1962, que é esta, e que considera mais como um poema dramático. Aqui ele cruza personagens e prescinde das reviravoltas da intrigas"..No palco do São Luiz está instalada a pensão Costa Verde, no México. Uma casa em madeira, uma ampla varanda, uma cadeira de baloiço e uma rede. Palmeiras, um calor imenso, referência ao rio ali perto e a uma paisagem que, dizem, deslumbra qualquer artista. Dois empregados descalços e de chapéu de palha, encostados às paredes, a dormitar. Uma mulher de camisa entreaberta e o chocalhar das pulseiras no braço, abana-se com um leque, transpira sensualidade. É a dona da pensão (é a atriz Maria João Luís). Ali recebe o seu velho amigo, Shannon, (Nuno Lopes, na sua estreia com os Artistas Unidos), o tal reverendo, afastado da igreja que, para sobreviver, tenta manter-se afastado do álcool e conduz grupos de turistas católicos numa camioneta em viagem pelo exotismo mexicano. Ali chegam também uma jovem pintora Hannah e o seu avô poeta (Joana Bárcia e Américo Silva), artistas ambulantes, com pouco dinheiro mas muita utopia. Shannon está outra vez em apuros por causa da sua conduta. As duas mulheres oferecem-lhe a salvação, cada uma à sua maneira..A ação passa-se em 1940, há uma guerra do outro lado do oceano, há um grupo de turistas alemães a celebrar a queda de Paris, e há notícias nos jornais com a grande miséria da Índia. Isto mesmo viveu Tennessee Williams por essa altura quando esteve instalado num sítio assim a tentar curar uma depressão. "Foi a primeira depressão dele, em que quase foi para um manicómio", explica Silva Melo. "A perda da fé, uma história de amor com um homem que correu muito mal, ele chega a esta pensão com delirium tremens. Tal como Shannon. Shannon repete em grandioso, em wagneriano, os temas da depressão de Tennessee Williams.".Num momento em que se vive o nazismo (e a peça é escrita mais tarde, quando já se conhecem os pormenores do Holocausto), que espaço há para a questionação individual? A pergunta faz sentido ainda hoje, afirma o encenador: "Como é que eu posso estar preocupado com a felicidade (ou o que é a verdade, a mentira, o encontro de si próprio, a tranquilidade) num mundo em que o Trump ganhou e a Le Pen está quase a ganhar? É a pergunta que Shannon está a fazer. Esta busca individual em momentos históricos tremendos - é essa a questão que esta peça levanta.".Não se deixem distrair pelos barulhentos turistas alemães, a rapariga de calções curtos que se diz apaixonada por Shannon, a professora histérica que defende a honra da rapariga, os senhores da empresa de turismo que vêm despedir o guia e os rapazes mexicanos que capturam uma iguana e a prendem debaixo do alpendre. Aquilo que verdadeiramente importa acontece na cabeça de Shannon e nos diálogos que estabelece com as duas mulheres e é um questionamento sobre o que é a verdadeira liberdade: "Vamos fazer de conta que somos deuses, como as crianças a brincar às casinhas." Uma tempestade tropical abate-se sobre aquela pensão no México e, na manhã seguinte, talvez já não estejamos todos aqui..A Noite da Iguana De Tennessee Williams Pelos Artistas Unidos Teatro Municipal São Luiz, Lisboa Estreia amanhã. Em cena até 5 de fevereiro Bilhetes de 5 euro a 15 euro.Teatro Nacional São João, Porto De 9 a 26 de fevereiro Bilhetes de 10 euro a 16 euro