CERN foi cenário de filme de zombies não autorizado

(VEJA AQUI O FILME) Um grupo de estudantes britânicos de ciência realizaram, sem autorização, um filme sobre zombies no acelerador de partículas situado na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), na Suíça.
Publicado a
Atualizado a

O filme, de 1 hora e 15 minutos, está no YouTube:

[youtube:n-NwLUPZWZc]

O filme sobre zombies, realizado por estudantes de doutoramento da Universidade de Manchester, chama-se Decay e foi filmado no Grande Colisionador de Hadrões (LHC), o maior acelerador de partículas do mundo construído para criar condições semelhantes ao Big Bang, o início do universo.

Os estudantes demoraram dois anos a gravar o vídeo, sem nunca terem obtido uma autorização para as gravações por parte do laboratório de física. Os oficiais do CERN afirmaram que só tiveram conhecimento do guião depois de o filme estar pronto, de acordo com o The Sun.

O filme passa-se no acelerador de partículas, onde trabalhadores são transformados em zombies sanguinários pelo bosões de Higgs, as famosas partículas subatómicas responsáveis pela existência de matéria no Universo cuja existência foi este ano confirmada pelo LHC.

Luke Thompson, no último ano do doutoramento Física Avançada e realizador do filme, revelou que encontrou inspiração nos edifícios ligados por caves escuras e sujas.

Para James Gillies, diretor de comunicação do CERN, o filme "retrata o diretor do CERN como um vilão sem ética". Contudo, a organização decidiu não sancionar os estudantes, pois estes nunca gravaram no túnel do acelerador, não tendo assim posto em risco instrumentos sensíveis.

"Apenas acederam a áreas abertas a todos os estudantes. Isto mostra o quanto a ciência pode estimular a criatividade", declarou Gillies.

Thompson acrescentou ainda que "o maior objetivo que tínhamos além de divertirmo-nos era fazer algo que as pessoas pudessem disfrutar", ainda no The Sun.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt