Carlos Vargas para administrador do D. Maria II

O novo administrador do Teatro Nacional D. Maria II será Carlos Vargas, que integrou a administração do OPART, a direção do São Carlos e da Companhia Nacional de Bailado, anunciou hoje a secretaria de Estado da Cultura.
Publicado a
Atualizado a

Carlos Vargas, de 45 anos, aceitou hoje o convite da tutela para presidir ao conselho de administração do D. Maria II, depois de a anterior administração, presidida por Maria João Brilhante, ter sido afastada juntamente com o director artístico, Diogo Infante, após o anúncio da suspensão da programação daquele teatro para 2012 por falta de meios financeiros.

Licenciado em Línguas e Literaturas Clássicas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e a fazer o doutoramento em Ciência Política (especialidade de Políticas Públicas) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa, o novo administrador dá aulas no mestrado de Gestão Cultural do ISCTE/IUL, como conferencista convidado, e também no mestrado "Práticas Culturais para os Municípios", como assistente convidado do departamento de História da FCSH.

Quanto à experiência profissional, Carlos Vargas exerceu as funções de assessor da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República (Junho de 2010 - Agosto 2011); vogal do conselho de administração do OPART - Organismo de Produção Artística que faz a gestão do Teatro Nacional de São Carlos e da Companhia Nacional de Bailado (2007-2010); vogal do conselho directivo do Teatro Nacional de São Carlos (2004-2007); subdirector da Companhia Nacional de Bailado (1997-2004); administrador liquidatário do Instituto Português do Bailado e da Dança (1998-2001); e vogal da comissão executiva do Instituto Português do Bailado e da Dança (1996-1998), entre outras.

Em representação do D. Maria II, o novo administrador integrará o conjunto de administradores do Acordo Complementar de Empresas (ACE) que incluirá também o Teatro Nacional de São Carlos, o Teatro Nacional de São João, a Companhia Nacional de Bailado e a Cinemateca, tal como anunciado no âmbito do PREMAC - Plano de Redução e Melhoria da Administração Central do Estado, indicou a secretaria de Estado em comunicado enviado à Lusa.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt