Cantos e danças do Norte da Índia em Portugal

Um dos mais reputados conjuntos de dança e música tradicional do Norte da Índia, Faqir Khan e Grupo, está em digressão em Portugal, tendo atuado ontem à noite no Museu do Oriente, em Lisboa. Amanhã atua em Beja, seguindo-se espetáculos em Évora e Setúbal.
Publicado a
Atualizado a

Nos seus espectáculos, o grupo de Faqir Khan - que integra uma das linhagens de músicos do Rajastão, os Manganiar - apresenta peças vocais e danças folclóricas do Norte da Índia, onde se situa o Rajastão.

Faqir Khan é hoje um dos mais conceituados intérpretes no panorama da música tradicional da Índia, sendo também um exímio executante de um dos instrumentos associados a este universo, o Khartaal, lâminas de madeira de teca que são tocadas de forma semelhante às castanholas. Faqir Khan recebeu formação musical de seu pai, também ele um importante artista neste género de música.

As atuações de Faqir Khan e do seu grupo criam uma atmosfera intensa onde o canto evoca temas devocionais, a tradição mística do sufismo, o quotidiano e a intensidade dos afetos humanos; por seu lado, as danças, exigentes na concentração e esforço necessários, pedem a quem as executa um estado físico e mental próximo do transe, com momentos surpreendentes como aqueles que se realizam em equilíbrio sobre copos ou lâminas de adagas. Ontem, na atuação no Museu do Oriente, em Lisboa, foram evidentes numa atuação excecional.

A presente digressão é promovida pela embaixada da Índia em Portugal e visa o reforço das relações bilaterais entre os dois países, apostando na componente cultural e na divulgação de aspetos pouco conhecidos da cultura popular indiana.

O grupo de Faqir Kahn atua amanhã à noite, a partir das 22.00 no Pax Julia, em Beja. Domingo estará em Évora, no Garcia de Resende, e terça-feira em Setúbal, no Fórum Luísa Todi.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt