A Câmara de Oeiras vai proceder ao desnivelamento da Marginal junto à praia de Santo Amaro de Oeiras, transformando aquele troço da estrada que liga Lisboa a Cascais junto ao rio Tejo e ao oceano Atlântico num túnel. "No decurso deste ano está previsto o lançamento do concurso de conceção/construção. O início da obra está previsto para 2024", explica ao DN Joana Baptista, vereadora responsável pelo pelouro das Obras Públicas da Câmara de Oeiras, adiantando que "o investimento previsível de 10 milhões de euros caberá inteiramente ao município, ainda que a Marginal seja da competência das Infraestruturas de Portugal"..Durante a realização das obras, cujo projeto está concluído, a circulação alternativa àquele troço da Marginal será "a ligação sul da linha férrea, entre Santo Amaro e Paço de Arcos", refere a mesma fonte camarária..Esta obra já vem a ser pensada há uns anos, sendo que a Câmara de Oeiras anunciou em fevereiro de 2018 a intenção de fazer o desnivelamento da Marginal junto a Santo Amaro. Na altura, Isaltino Morais, o presidente da autarquia, disse que já tinham pedido uma reunião às Infraestruturas de Portugal para autorizar o projeto e que estavam a ser estudadas duas hipóteses: a circulação naquela zona da Marginal ser feita por túnel ou através de uma passagem superior, em viaduto. A opção escolhida, sabe-se agora, foi o túnel. "Sobretudo, por permitir uma franca acessibilidade à orla marítima sem qualquer barreira na ligação do jardim à praia. Por outro lado, esta solução minimiza o impacto visual e sonoro que uma solução em viaduto acarretaria. Por último, mas não sendo despiciendo face às outras vantagens, por ser uma solução ligeiramente mais económica do ponto de vista financeiro", declara a vereadora das Obras Públicas da Câmara Municipal de Oeiras..E a questão da acessibilidade à praia de Santo Amaro é, conforme refere Joana Baptista, o grande objetivo deste desnivelamento da Marginal. "Queremos possibilitar o "encontro" do jardim de Oeiras com a praia de Santo Amaro através de uma ligação pedonal direta, com a eliminação da barreira física que constitui a Estrada Marginal. A nossa extensa linha de costa, com cerca de 9,5 quilómetros, tem uma forte aptidão lúdica e recreativa, razão pela qual este Executivo dá primordial importância à aproximação da população à zona ribeirinha, através de modos e de percursos de mobilidade suave"..Outro dos grandes projetos rodoviários do segundo mandato de Isaltino Morais é a construção de dois troços - Lage/Rotunda da Rua de Cacilhas e Laveiras/Cidade do Futebol - da chamada Via Longitudinal Sul (VLS), uma obra que está orçada em 18 milhões de euros. "A VLS nasce a oeste, na fronteira com o concelho de Cascais e termina no Nó do Estádio Nacional, possibilitando a continuidade do percurso até à ligação do concelho de Oeiras, a este, com Lisboa, através do troço da A5 não taxado", pode ler-se no capítulo de projetos futuros constante de um documento sobre obras e projetos 2017-2021 da Câmara de Oeiras..ana.meireles@dn.pt