Antonov AN-148: só há 42 e Kim Jong-un já esteve aos comandos de um

O avião que se despenhou hoje perto de Moscovo é um bimotor de fabrico russo-ucraniano com capacidade para 80 passageiros.
Publicado a
Atualizado a

O primeiro voo de um Antonov AN-148 teve lugar em dezembro de 2004, mas só em 2009 o bi-motor construído até 2017 em parceria entre a ucraniana Antonov e a russa Voronezh teve a sua estreia comercial. Hoje um dos 42 aparelhos deste modelo construídos até hoje despenhou-se perto de Moscovo ao serviço da companhia aérea privada russa Saratov. Levava a bordo 65 passageiros e seis tripulantes. Morreram todos.

Este terá sido o primeiro acidente deste modelo, usado sobretudo em voos de curta duração, apesar da má fama dos Antonov em termos de segurança.

O presidente cubano, Raúl Castro, por exemplo, usa um Antonov AN-148 para os deslocamentos dentro da ilha. E a companhia aérea norte-coreana Air Koryo também usa este modelo. É aliás famosa a imagem divulgada em finais de 2014 de Kim-Jong-un, o líder da Coreia do Norte, aos comandos de um Antonov AN-148. O homem que a propaganda nacional garante ter aprendido a conduzir automóveis aos três anos aparece no cockpit, parecendo pilotar o avião.

Veja aqui o vídeo de Kim aos comandos do Antonov AN-148:

Na Bolívia, Evo Morales também escolheu um Antonov AN-148 como avião presidencial.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt