Alemão que raptou os dois filhos foi detido em Peniche

Homem de 44 anos foi preso em Peniche, para onde fugiu depois de receber ordem para entregar os filhos.
Publicado a
Atualizado a

Um homem que tinha desaparecido com os dois filhos alemães, e era procurado internacionalmente, foi detido esta terça-feira, em Peniche, confirmaram as autoridades judiciárias em comunicado.

O homem, com 44 anos e de origem albanesa mas residente na Alemanha, é suspeito da prática de subtração internacional após viajar para Tenerife em dezembro de 2020 com os seus dois filhos, de 12 e 11 anos, Kristian e Amantia Toska, sem autorização da mãe.

A mãe das crianças, que inicialmente decidiu não apresentar queixa devido às ameaças de morte que recebia do pai dos filhos, reportou o desaparecimento na Alemanha, a 17 de janeiro. Face a esta queixa, o Tribunal de Instrução nº 2 de Santa Cruz de Tenerife, emitiu um mandado europeu de busca e detenção do homem que teria viajado para a ilha com as crianças.

A decisão emitida pelas autoridades competentes de Espanha e da Alemanha, concedia o prazo de 10 dias (data que expirou a 21 de junho) para que os dois menores fossem entregues às autoridades, no entanto, o pai viajou para Portugal para fugir da justiça.

O homem foi encontrado e detido em Peniche, após ter sido solicitada cooperação das autoridades portuguesas. As crianças, segundo as autoridades, estão "em perfeito estado de saúde".

Twittertwitter1430116813917073427

O detido vai ser presente ao Tribunal da Relação de Coimbra e os menores ficarão entregues à guarda da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, até decisão do Tribunal de Menores competente.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt