A homenagem de Júlio Isidro: "Juliette Greco era e continuará a ser uma paixão minha"
"MA JOLIE MÔME , DEIXOU-ME.
Desculpem-me mas vou falar na primeira pessoa. Juliette Greco era e continuará a ser uma paixão minha, sempre presente nos sonhos irrealizáveis de Paris nos anos 40, 50 por onde não andei porque as crianças não se podem perder nas ruas misteriosas e encantatórias da cidade -luz.
Aos 18 anos, sozinho em Paris, procurei os lugares da Diva de Negro na margem esquerda, à procura do Tabou ou do L'oeil de Boeuf espaços de cultura, amor e pecado onde a voz dos poetas cantava "Je suis comme je suis" e convivia com Camus, Boris Vian, Jean Cocteau ou Sartre que dela disse: - A voz da Greco tem milhões de poemas que ainda não foram escritos.
O menino tímido, ficou à porta do calor húmido de Chez Barbara, porque aqueles abraços e beijos de paixões aquecidas a Calvados ou Créme de Cassis, me inibiram. Maldita educação/ domesticação trazida do país dos "bons costumes".
Tantas vezes adormeci a ouvir Juliette a cantar Déshabillez-moi e sonhei que cruzava os dedos naquela mão branca de mármore desta mulher de tantas canções e quase tantos amores.
No final do concerto fui convidado para cear num restaurante francês. Fiquei ao seu lado, soltei a língua, o francês da minha cultura de origem, e em certo momento não resisti e disse-lhe como ela era bela e elegante. Retribuiu com um merci Júliô. Num acto de idiota masoquismo, fui mais longe: - Je vous dis ça, sincerement, moi que se suis moche (feio).
A Greco olhou para mim abrindo aqueles olhos negros de longas pestanas a exalar sensualidade, e respondeu: - Ne dites ça parce que tu est un homme très beau. Engasguei....
Durante uma ceia de duas horas, "namorei" com a senhora que em menina foi presa pela Gestapo, juntamente com a mãe e a irmã pelas suas actividades na Resistência contra a ocupação nazi da França. E dei-lhe a mão, aquela mão branca mas quente de tant d'amours. Só para a fotografia...
A esta hora não digo Bonjour tristesse mas sinto-me a caminhar sozinho Sous le ciel de Paris".
Facebookfacebookhttps://www.facebook.com/jose.carmo.10/posts/3238463492888846