200 manifestantes detidos em Moscovo

A polícia russa deteve hoje cerca de 200 pessoas que protestavam junto de um tribunal contra a condenação de sete ativistas que participaram nas manifestações de 2012 contra a terceira tomada de posse de Vladimir Putin como Presidente.
Publicado a

Sete dos oito ativistas acusados foram condenados a penas entre os dois e os quatro anos de prisão. O oitavo acusado, uma mulher, foi condenada a três anos e três meses com pena suspensa.

Os ativistas foram considerados culpados de participação em "tumultos em massa" durante as manifestações na praça Bolotnaya de Moscovo, no dia 6 de maio de 2012, véspera da tomada de posse de Vladimir Putin.

Centenas de pessoas estavam reunidas diante do tribunal para apoiar os réus, gritando palavras de ordem como " Liberdade " e " Rússia sem Putin ".

Um dos advogados de defesa, Dmitri Agranovski, considerou que as sentenças são "severas e desadequadas" e indicou que vai recorrer. "Estão baseadas na situação política e não na natureza das acusações", disse, citado pela AFP.

O tribunal adiou o anúncio da sentenças para hoje. A oposição disse que o Governo procurava evitar publicidade ao caso durante a cerimónia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi.

Diário de Notícias
www.dn.pt