Harris surge a vencer Trump em três estados importantes em novas sondagens
Kamala Harris lidera agora Donald Trump em três estados cruciais para a corrida presidencial, de acordo com novas sondagens publicadas este sábado, aparentemente minando a vantagem que o ex-presidente desfrutou naqueles locais no ano passado.
As sondagens com os prováveis eleitores realizadas para o The New York Times pelo Siena College mostravam Harris a liderar Trump por uma margem idêntica de 50% a 46% no Michigan, Pensilvânia e Wisconsin.
No âmbito do sistema de votação do colégio eleitoral dos EUA, estes três populosos estados do Centro-Oeste são considerados fundamentais para a vitória de qualquer um dos partidos.
Estes números são uma inversão das sondagens realizadas nos estados que, durante quase um ano, mostraram Trump empatado ou ligeiramente à frente do presidente democrata Joe Biden, que desistiu da corrida no mês passado e apoiou Harris.
Muita coisa pode ainda mudar nos quase três meses que antecedem as eleições de 5 de Novembro. Os mesmos estudos de opinião mostraram que os eleitores ainda preferem Trump nas principais questões da economia e da imigração, embora Harris tivesse uma vantagem de 24 pontos quando os eleitores foram questionados em quem confiam na questão do aborto.
Os democratas, de qualquer modo, animaram-se com a onda de entusiasmo ocorrida com a candidatura de Harris, com muitos a manifestarem alívio depois de Biden, de 81 anos, se ter afastado.
O anúncio, na terça-feira, do governador do Minnesota, Tim Walz, como seu companheiro de candidatura também parece ter dinamizado os democratas.
A subida nas intenções de voto de Harris-Walz ajudou a travar o aumento do apoio a Trump que se seguiu ao atentado contra a sua vida a 13 de julho e à bem-sucedida convenção nacional dos republicanos no mês passado.
Mas Harris gozou de um aumento ainda maior da sua favorabilidade – uma subida de 10 pontos entre os eleitores registados na Pensilvânia em apenas um mês, revelou a sondagem do Times/Siena.
Os eleitores disseram que a viam como mais inteligente do que Trump e com melhor temperamento para governar.
Trump e o seu companheiro de candidatura J.D. Vance e outros republicanos tentaram uma série de ataques destinados a enfraquecer Harris – com Trump a questionar mesmo a sua identidade racial.
Mas as novas sondagens mostram que os democratas apoiam fortemente o jovem e mais vigoroso Harris que, com Walz, tem feito campanha a um ritmo frenético esta semana em estados indecisos.
Entre os Democratas, a satisfação dos eleitores com a escolha dos candidatos aumentou 27 pontos nos três estados do Centro-Oeste desde Maio, revelaram as sondagens.
Há três meses, foram os republicanos que manifestaram um maior nível de satisfação.
As sondagens foram realizadas entre os dias 5 e 9 de agosto, junto de pelo menos 600 eleitores em cada estado.