O cônsul-geral Wladimir Valler Filho e a diplomata Marcela Pompeu.
O cônsul-geral Wladimir Valler Filho e a diplomata Marcela Pompeu.Amanda Lima

Lisboa é o primeiro consulado a emitir novo passaporte brasileiro

Pela primeira vez, documento passa a ser disponibilizado também no exterior,a começar pelo posto de Lisboa. São mais de 20 funcionalidades de certificação inéditas que aumentam o grau de segurança do passaporte. Só na capital portuguesa são emitidos 60 por dia.
Publicado a

Nos próximos dias todos os passaportes emitidos no Consulado-Geral do Brasil em Lisboa terão uma nova identidade. O posto é o primeiro fora do país a disponibilizar o documento, lançado no Brasil em setembro do ano passado. Segundo o cônsul-geral Wladimir Valler Filho, a capital portuguesa é escolhida com frequência para ser uma referência no início de novas práticas, pela experiência da equipa e pelo alto volume de atendimentos realizado diariamente. Somente em passaportes, são emitidos 60 por dia, uma média de 1200 por mês.

Os primeiros documentos já foram testados e, nos próximos dias, todos terão a nova identidade. De acordo com Paulo Thiago Soares, responsável pelo setor de documentos de viagem, o passaporte possui mais de 20 novidades que visam aumentar o grau de segurança. Alguns são visíveis, como o microtextos e impressão em alto-relevo e inscrição do número de cadastro único dos cidadãos, enquanto outros são invisíveis a olho nu. É o caso, por exemplo, dos fios e fibras de segurança luminescentes, de uma marca d’água sob luz UV e fundos em offset. A foto também é impressa de forma codificada e alfanumérica.

Outra mudança é estética - mas que também garante mais segurança. A cada duas páginas, o fundo e cores do papel é diferente, enquanto no anterior eram todas iguais. Foram desenhas imagens personalizadas que retratam os diferentes biomas brasileiros, como a Amazónia e as pampas, representadas por elementos da fauna e flora. Animais como capivara, tartaruga e cavalo marinho são alguns dos desenhos.

Segundo Paulo Thiago Soares, todos esses aspetos fazem com que, além de ficar mais colorido e bonito, seja mais difícil falsificar o documento. Mesmo com as novidades, o preço do passaporte continuará o mesmo: 132 euros.

A validade de 10 anos para os passaportes de adultos também permanece. Os documentos do modelo anterior continuam vigentes até expirarem, sem necessidade de troca antes de caducar. “É importante que as pessoas saibam que os demais continuam válidos, sem nenhum problema”, reforça o cônsul-geral.

Depois de consolidado o serviço em Lisboa, a funcionalidade será disponibilizada nos postos consulares do Porto e Faro. O passaporte já foi premiado pela High Security Printing  como “o melhor novo passaporte em 2023 para a América Latina”.

Novo Sistema de Raio-X

Outra novidade, que começa hoje, é a instalação de um Sistema de Raio-X na entrada do consulado, igual aos utilizados nos aeroportos. De acordo com Wladimir Valler Filho, não houve nenhum incidente que tenha motivado o aumento do grau de segurança e o objetivo é a prevenção. “É apenas uma precaução e modernidade, para segurança especialmente dos nosso consulentes”, explica o embaixador. Todos os dias, passam pelo local de 400 a 500 pessoas.

Com a instalação do raio-X, mudou a porta de entrada e também foi instalada uma nova parede de proteção. Quando o cidadão chegar ao consulado, terá de passar os pertences, como malas e mochilas, numa bandeja pelo sistema, para verificar se há algum objeto ilícito.  Também será necessário passar pelo detetor de metais, processo idêntico ao realizado em aeroportos e noutros locais com alto grau de segurança. No caso de pessoas que não possam usar o equipamento, será realizada uma verificação com scanner corporal.

“O processo visa exclusivamente a garantir a segurança, sobretudo dos usuários para estarem aqui em maior segurança connosco”, reforça. Segundo o cônsul-geral, Lisboa não é o primeiro posto no exterior a ter a proteção adicional. Outros consulados já possuem a funcionalidade, que tem vindo a ser investida pelo Governo brasileiro em vários países.

O posto da capital portuguesa é um dos maiores do mundo. Portugal é o segundo território fora do Brasil com maior número de residentes brasileiros, atrás apenas dos Estados Unidos.

amanda.lima@globalmediagroup.pt

Diário de Notícias
www.dn.pt