Sabores diferentes, no prato e no copo, na Quinzena Gastronómica da Aguardente

Até dia 21, há dezenas de propostas gastronómicas e cocktails para provar na Lourinhã com aquela que é a bebida rainha da região.

Choco frito com molho de iogurte, camarão com migas à Bulhão Pato, bitoque, pudim de coco e nozes. Eis algumas das propostas servidas na Quinzena Gastronómica da Aguardente, que arranca hoje na Lourinhã. Em comum têm o facto de darem protagonismo à bebida rainha da região. E neste ano, na sua 10.ª edição, a iniciativa abre-se aos cocktails.

"É uma forma de explorar ainda mais a versatilidade da aguardente. Queremos mostrar o que bebidas célebres podem ganhar ao incorporar o sabor da nossa aguardente, e o que de original se pode produzir com ela. As possibilidades são muitas, e nesta quinzena haverá com certeza criatividade para as trabalhar", defende, em comunicado, João Serra, vereador da Câmara Municipal da Lourinhã com o pelouro do Turismo e Competitividade, para quem esta novidade vai elevar o evento a outro nível.

Foram 19 os estabelecimentos do concelho que aceitaram o desafio de criar sabores diferentes, no prato e no copo, com o produto mais célebre da região. "A Aguardente DOC é uma bandeira da Lourinhã e é um orgulho ver, novamente, tantos estabelecimentos diferentes a participarem nesta iniciativa", refere o autarca. A Aguardente DOC Lourinhã surgiu há 30 anos, após terem sido feitos estudos na Estação Vitivinícola de Dois Portos, onde foi testada e confirmada a sua qualidade.

Ao todo, são 46 entradas, pratos principais e sobremesas, e ainda seis cocktails para descobrir nesta iniciativa da autarquia. Todos com aquela bebida, obtida a partir da destilação do vinho. Para abrir o apetite, os estabelecimentos participantes apresentam propostas que vão dos sabores regionais reinventados, como o choco frito com molho de iogurte ou o camarão com migas à Bulhão Pato, às sugestões internacionais, como o foie gras servido sobre pão brioche e frutos vermelhos ou as asas de frango com molho teriyaki.

Nos pratos principais as sugestões também são amplas, sempre marcadas pelo sabor característico da aguardente. Há telha de polvo, gambas à guilho, costeletas de borrego e até bitoque à portuguesa, mas também linguini al nero com gamberini flambeados ou calzoni com cebola caramelizada, abóbora e presunto.

Para finalizar, as sobremesas trabalham o sabor da Aguardente DOC Lourinhã em sugestões como o cheesecake de caramelo salgado com amêndoa, o pudim de coco e nozes, a delícia de nata com crocante de bolacha ou o brownie com gelado de natas.

Para acompanhar tudo isto, os cocktails permitirão saborear a bebida de formas originais, num Lourinhã Sour, numa sangria de maracujá ou num gin Noiva do Mar.

Quase 30 anos de qualidade

Além das experiências proporcionadas pelos restaurantes aderentes, o evento conta ainda com iniciativas paralelas. Hoje, o Salão Nobre da Câmara da Lourinhã recebe cinco especialistas para uma conversa aberta sobre o tema "Aguardente DOC Lourinhã: Tradição e Futuro". Ao longo da quinzena, haverá ainda provas de produtos marca Lourinhã com Aguardente DOC Lourinhã no posto de turismo da cidade, música ao vivo com DJ no Mar do Norte (dias 12,13, 19 e 20), um jantar temático Farm to Table no Areal Beach Bar by Chakall (dia 19) e, para fechar a iniciativa, no dia 21, uma noite de fados no restaurante Novo Parque.

A Região Demarcada de Aguardente Vínica de Qualidade com Denominação de Origem Controlada "Lourinhã" foi criada a 7 de março de 1992 e é composta por cinco municípios - Lourinhã, Bombarral, Óbidos, Peniche e Torres Vedras. A distinção DOC é atribuída pela Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa às aguardentes que cumpram e apliquem o regulamento que estabelece as condições dos solos, as características de cultivo e de tecnologias de vinificação, conservação e destilação, envelhecimento e engarrafamento.

Uma das únicas três regiões da Europa demarcadas apenas para a produção de aguardentes - além de Armagnac e Cognac -, a região da Lourinhã produz aquela que é considerada uma das três melhores aguardentes do mundo.

sofia.fonseca@dn.pt

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG