Roteiro pelos desfiles e festas de Carnaval (se a chuva deixar)
Torres Vedras
É a celebrar os 50 anos do 25 de Abril que se brinca ao Carnaval em Torres Vedras. No centro da cidade já está um monumento com cerca de 10 metros de altura, que presta homenagem à Liberdade e à Mulher e que visa alguns dos protagonistas nacionais e internacionais da atualidade, como Luís Montenegro e Vladimir Putin, mas também das últimas cinco décadas, como Eusébio, Spínola ou Salgueiro Maia. A partir desta sexta-feira, as ruas tornam-se palco da folia daquele que se intitula o o Carnaval mais português de Portugal.
Esta noite, às 22h00, acontece a Chegada e Entronização dos Reis do Carnaval à Estação Ferroviária à Av. 5 de Outubro. E depois, a partir das 23h00, há sets de DJ nos três palcos da festa: os Jardins de Santiago, o Mercado Municipal e a Praça Dr. Alberto Avelino.
No sábado, acontece o tradicional desfile noturno, com entrada paga, no centro da cidade e, depois, acontece o Arraial Fest no mercado e sets com DJ nos dois outros locais, estes últimos com entrada paga.
No domingo à tarde, a partir das 14h30, realiza-se o Corso Diurno e, à noite, muita música com DJ.
A festa prossegue na segunda-feira, com mais um corso noturno, o concurso de matrafonas e os habituais sets de DJ.
Na terça-feira, às 14h30 sai mais um corso, este com entrada paga, e anunciam-se os vencedoes do concurso de Grupo de Mascarados. Finalmente, na quarta-feira, realiza-se o Enterro do Entrudo.
Loures
A festa em Loures assinala este ano os 25 anos de existência da Associação do Carnaval de Loures. Serão “25 anos de histórias” representadas no desfile pelos reis e rainhas dos últimos 25 anos. Destaque para os corsos, com entrada gratuita, que decorrem no domingo e na terça-feira, às 14h30, e contam com a participação de 2 600 figurantes e 15 carros alegóricos, que irão desfilar pelas ruas da cidade. Mas há mais. No sábado e na segunda-feira, às 22h00, realizam-se bailes no Pavilhão Paz e Amizade e, às 23h00, as Noites Jovem e Foliona no Pavilhão António Feliciano Bastos; no domingo, estará na cidade o programa “Domingão”, da SIC; e, na quarta-feira, o cortejo fúnebre de Enterro do Carnaval. Já este sábado, acontecem uma arruada e um defile motard (10h0) e a coroação dos reis (21h30).
Sesimbra
Os principais desfiles em Sesimbra estão previstos para domingo e terça-feira de Carnaval, com milhares de participantes das associações Tripa Cagueira e Bigodes do Rato, e das escolas de samba Vila Zimbra, Saltaricos do Castelo, Trepa no Coqueiro, Batuque do Conde, Bota e Corvo de Prata. Destaque também para o tradicional desfile de palhaços, que acontece na segunda-feira. Este ano a festa vai ter dois palcos noturnos, um na Praça da Califórnia e outro no Largo do Marinha, com atuação de grupos musicais e DJ. Há espaço também para as tradições, com as Cegadas, teatro popular satírico originário das zonas mais rurais do concelho, e o Enterro do Bacalhau, que percorre a vila de Sesimbra na noite da quarta-feira.
Mealhada
A atriz brasileira Luana Piovani é a rainha do Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada, que contará com um total de cinco desfiles e o envolvimento de largas centenas de participantes. Os corsos carnavalescos, com a prestação das quatro escolas de samba participantes e de grupos apeados, acontecem no Domingo Gordo e Dia de Carnaval, estando igualmente previsto o Desfile Noturno na segunda-feira. À semelhança dos anos anteriores, as Noites da Tenda vão animar toda a época festiva com grupos musicais e outras atrações. Será ali, cumprindo a tradição, que será feita a apresentação das escolas de samba participantes, no dia 28 de fevereiro, a partir das 21h30.
Ovar
“Quem ainda não veio, basta vir uma vez para nunca mais faltar”, garante o presidente da Câmara de Ovar acerca da festa de Carnaval daquela cidade. Na noite desta quinta-feira, celebra-se o Dominó, em que os foliões são desafiados a vestir um dos trajes mais típicos daquela festa e sair à rua, e há concerto gratuito com Quim Barreiros, às 22h00, no Espaço Folião. Sexta-feira, às 22h00, realiza-se o Desfile da Farrapada, em que todos são convidados a participar, e a Grande Noite de Reis. No sábado, o destaque vai para o Desfile Noturno das quatro Escolas de Samba de Ovar na Av. Sá Carneiro. No domingo e na terça-feira, realiza-se a partir das 14h30 o Grande Corso Carnavalesco e, na segunda-feira, às 22h00, acontece a Grande Noite Mágica com sete palcos espalhados pela cidade.
Estarreja
A Câmara de Estarreja firmou uma parceria com 11 alojamentos locais associada a um roteiro turístico para os dias de Carnaval, para incentivar os visitantes a prolongar a estadia durante esta época. Ao abrigo desta parceria, os visitantes têm descontos nos bilhetes de entrada para o Desfile Noturno das Escolas de Samba, esta sexta-feira, e para os Grandes Corsos (domingo e terça-feira), com a presença de 13 grupos de folia, passerelle e escolas de samba, 1300 figurantes e 17 carros alegóricos. No Espaço Folia (Praça Francisco Barbosa), haverá concertos e sets de DJs, com entradas gratuitas.
Figueira da Foz/Buarcos
O Carnaval Buarcos / Figueira da Foz apresenta-se sob o tema “Na rainha das Praias de Portugal, reina a folia de Columbina e Pierrot com a sua magia”, tendo como Rei Pedro Granger e Rainha Adriana Félix. A apadrinhar o evento, Miguel Dalot e Filipa Castro. No Corso Carnavalesco vão desfilar três escolas de samba do concelho, quatro grupos e ainda um grupo convidado para animação, num total de cerca de 700 participantes.
No sábado, 1 de março, a partir das 22h00, na Avenida do Brasil, realiza-se o Desfile Noturno de Escolas de Samba, cuja entrada tem um custo de 5 euros. No domingo e terça-feira, dias 2 e 4, respetivamente, os desfiles têm início pelas 15h00 e o bilhete o preço de 6 euros.
Sines
O Carnaval de Sines, que evoca os 500 anos da morte de Vasco da Gama, vai contar com cerca de 30 formações, entre escolas de samba, grupos alegóricos e foliões, numa festa em que não faltará a sátira política. O programa desta festa, que em 2026 celebra o seu centenário, arranca esta sexta-feira, com o desfile do Carnaval dos Pequeninos, na avenida General Humberto Delgado, e a Noite da Matrafona, e prolonga-se até 5 de Março, com o tradicional Enterro do Entrudo. Além dos desfiles carnavalescos diurnos, no domingo e terça-feira, às 15h30, e nocturno, na segunda-feira, às 21h00, o programa do Carnaval de Sines inclui festas diárias. No sábado de manhã, os reis do Carnaval de Sines são apresentados à população com um desfile pelas principais ruas do centro histórico. O Baile Electrónico “Até de Manhã”, no Pavilhão Municipal dos Desportos, com vários DJ, prolonga a noite de sábado.
Loulé
“O Carnaval não é uma seca…” é o tema da festa em Loulé, numa referência ao problema de excassez de água que se vive no Algarve. O desfile acontece, no domingo, segunda e terça-feira, entre as 15h00 e as 18h00, e contará com 15 carros alegóricos, cerca de 600 animadores, escolas de samba e grupos de animação, cabeçudos e gigantones. Autointitulado como o carnaval mais antigo do país, abordará, entre outras, a questão da seca. “O Carnaval tem essa particularidade, torna assuntos sérios em objeto de brincadeira. Vamos brincar com coisas serias!”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, em conferência de imprensa. Curiosamente, a previsão do IPMA aponta para a possibilidade de chuva. “Vamos ter a esperança que a chuva não será tanta ou que até possa orientar-se para outras latitudes e possamos ter um Carnaval divertido, com muita folia, à grande e à louletana”, referiu o autarca, que espera 80 mil pessoas nos três dias de festa.
Macedo de Cavaleiros
Os Caretos de Podence, Bragança, saem à rua naquele que se apresenta como o Carnaval mais genuíno do país, já classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. Entre sábado e terça-feira, rapazes vestidos com trajes coloridos e máscaras de nariz pontiagudo feitas de lata ou couro e chocalhos à cintura saem à rua para chocalhar as mulheres. No sábado, o desfile noturno arranca às 21h30, no Parque Municipal de Exposições, percorrendo as principais ruas da cidade até ao Jardim 1.º de Maio, onde a festa continua com as atuações de Cristiana Pereira e do Grupo Musical Renovação 3. Destaque ainda para a inauguração de um mural dedicado ao Papa Francisco na segunda-feira, pelas 16h30.
Lazarim
Em Lazarim, Lamego, celebra-se outro dos entrudos mais genuínos do país com os tradicionais caretos esculpidos artesanalmente em madeira de amieiro. O ponto alto do Entrudo de Lazarim é a Leitura dos testemunhos da comadre e do compadre na terça-feira de Carnaval, mas também há desfile no domingo, a partir das 15h00, com grupo de caretos de Lazarim, grupo de caretos convidado, grupos tradicionais da freguedia e grupo de bombos e gaiteiros, e um cortejo na terça-feira, às 16h30.
Covilhã
O Carnaval da Neve, na Covilhã, tem atividades previstas durante cinco dias, entre sexta e quarta-feira, na cidade e na serra da Estrela. As atividades dividem-se entre a Covilhã e as Penhas da Saúde, onde o Clube Nacional de Montanhismo dinamiza atividades desportivas, animação de rua e o baile de Carnaval na noite de sábado, enquanto o da noite de segunda-feira se realiza no Pavilhão da ANIL, na cidade. O desfile Carnaval do Mundo, no domingo, às 15h00, entre a Avenida Europa e o Pavilhão da ANIL, na zona baixa da cidade, vai integrar mais de 500 foliões. O programa encerra no dia de Carnaval na Praça do Município, para onde está prevista animação e o Enterro do Entrudo, às 17h30, e a Queimada à montanheiro, às 18h30.
Funchal, Madeira
Os festejos de Carnaval na Madeira prolongam-se até 8 de março, tendo o Governo regional investido 511 mil euros. O modelo de festividades é semelhante ao dos anos anteriores, com destaque para dois momentos altos: o cortejo alegórico, na noite de sábado, e o cortejo trapalhão, na tarde de terça-feira, que percorrem as avenidas marginais do Funchal, onde estão disponíveis 5.100 lugares sentados. O cortejo alegórico contará com 1.500 participantes, distribuídos por 13 trupes, que depois vão animar o Carnaval das Avenidas, na Placa Central da Avenida Arriaga, no centro da capital madeirense, todos os dias. Durante a quadra carnavalesca, realizam-se ainda diversas festas temáticas, como a “noite dos hippies” e a “noite dos travestis”, e cortejos alegóricos em vários concelhos da região
Ponta Delgada, Açores
A câmara de Ponta Delgada, nos Açores, promove, na sexta-feira, um Corso de Carnaval, que contará com a participação de mais de 2.500 figurantes, representando várias entidades do concelho. O desfile começará no Campo de São Francisco pelas 10:00 locais, terminando no mesmo local por volta do meio-dia. O roteiro inclui 10 ruas localizadas no centro histórico da cidade, sendo que a iniciativa contará com a participação de cerca de 30 entidades.