Receita de tiborna de sarda
Ingredientes:
Sarda 2 unidades
Pão Massa Mãe 2 Fatias
Alho 1 dente
Sal 30 gramas
Sumo de Limão 50ml
Toucinho fumado 4 fatias bem finas
Manteiga 10 gramas
Confeção
Pão
Pincelar com manteiga e grelhar.
Esfregar alho e cortar retângulos.
Sarda
Limpar a sarda, filetar, espinhar.
Fazer uma salmoura líquida com 3% de sal (1 litro de água, 30 gramas de sal). Juntar 50 ml sumo de limão. Colocar os filetes de sarda na salmoura durante 30 minutos. Retirar da salmoura. Secar bem. Retirar a primeira membrana da pele do filete. Grelhar levemente do lado da pele.
Toucinho curado
Cortar fatias finas numa mandolina e reservar no frio. Colocar uma fatia de toucinho em cima do filete de sarda até ficar translucido
Um vinho branco Soalheiro Germinar.
Depois de estudar cozinha, pastelaria e Gestão de F&B na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, e Gastronomia Molecular no Instituto Superior de Agronomia, Alexandre Silva foi chef-executivo do restaurante Bocca, em Lisboa. Ganhou visibilidade junto do público no programa Top Chef, da RTP, que venceu em 2012, e lhe garantiu uma temporada no restaurante El Celler de Can Rosa, em Espanha. Nesse mesmo ano, mudou-se para o Alentejo, onde foi chef-executivo do Alentejo Marmóris Hotel & Spa. Em 2013, regressa a Lisboa com o desafio de chefiar o restaurante Bica do Sapato. Um ano mais tarde, decide criar a sua própria empresa. Abriu o espaço Alexandre Silva no Time Out Market e, em 2015, decidiu dar um passo importante: abrir o restaurante LOCO que oito meses depois conquista a primeira estrela Michelin - que conserva desde então. Mais recentemente abriu o Fogo, também em Lisboa.