Receita de pataniscas de batata com cobertura de cebola rouxa

Esta semana a chef Nikita Polida partilha a receita de pataniscas de batata com cobertura de cebola rouxa para fazer em casa.

Ingredientes para as pataniscas:
- 200 gramas de batata cozida
- 20 gramas de farinha de trigo
- 1 ovo
- Óleo de girassol para fritar
- Sal
- Caril

Preparação:
Cozer a batata e esmagar grosseiramente com um garfo, temperar com o sal e o caril, juntar no final a farinha e o ovo, envolver, fazer o formato da patanisca e fritar em óleo previamente aquecido a 180ºC.

Ingredientes para a cobertura

- 3 figos
- 1 cebola roxa
- Manteiga
- Vinagre balsâmico
- Sal

Preparação:
Cortar a cebola em juliana, aquecer a manteiga e colocar a cebola a cozinhar lentamente.


Juntar dois figos cortados aos pedaços, temperar com sal e no final acrescentar o vinagre balsâmico. Retirar quando estiver meloso e servir por cima das pataniscas. Terminar com uns pedaços de noz.

A acompanhar
A chef recomenda para beber com esta entrada um rosé da casta moscatel roxo, DSF, da José Maria da Fonseca.


A chef
A chef Nikita Polido está atualmente à frente da cozinha do seu restaurante Celmar no Meco. Além disso dá aulas na Escola de Hotelaria da Setúbal.

Antes de se dedicar à cozinha estudou numa área completamente diferente: engenharia geológica, mas nunca exerceu. Esteve em Barcelona vários anos a trabalhar em cozinhas como o La Barra do chef Carlos Abellan, com uma estrela Michelin e antes disso foi sous chef no restaurante Bravo 24 e na cozinha do hotel W. Quando regressou a Portugal trabalhou como food stylist no Raw Studio.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG