Receita de gelado de requeijão com ananás e canela

Ingredientes para o Gelado de Requeijão Serra da Estrela DOP Nutriva

Claras de ovo - 3 unidades
Açúcar - 100 gramas
Farinha de Trigo 100 gramas
Manteiga derretida 120 gramas
Canela em pó 3 gramas
Polpa de Ananás dos Açores DOP 150 gramas
Mel da Serra da Lousã DOP 35 gramas
Agar-agar 1,4 gramas
Sal marinho tradicional q.b.

Preparação:
Bata as claras com o açúcar até obter um creme homogéneo e cremoso. Envolva em seguida a farinha e a canela em pó, utilizando um peneiro, com delicadeza. Por fim, junte a manteiga e coloque no frio 1 hora.

Estique a massa num tabuleiro de forno sobre uma folha de papel vegetal e leve ao forno pré aquecido a 180ºC durante quatro minutos. Retire e deixe arrefecer.
Numa caçarola, junte a polpa de ananás dos Açores com o mel da Serra da Lousã DOP e leve a ferver durante quatro minutos, adicionando em seguida o agar-agar e o sal marinho tradicional, colocando numa taça e no frio.

Na hora de servir, retire uma bola ou quenelle de Gelado de Requeijão Serra da Estrela DOP Nutriva, coloque um pedaço da telha de canela e termine com o doce de ananás dos Açores.

A acompanhar

Para acompanhamento do gelado de requeijão, o chef Diogo Rocha sugere um Lemos Rosé.

O chef

Diogo Rocha estudou no curso de cozinha e pastelaria de Coimbra, licenciou-se em Produção Alimentar e Restauração e tornou-se mestre em sustentabilidade de Turismo na ESHT do Estoril, tendo-se especializado em produtos da Serra da Estrela. Passou por projetos como o Encontrus (catering), restaurante Terreiro do Paço, Villa Joya e Valle Flor, como estagiário. Em 2008, entrou para o Dão Sul, onde assume a chefia executiva de todo o grupo com três espaços de restauração.

Em abril de 2014 passa a ser chef executivo do restaurante Mesa de Lemos. Em 2016, publica o primeiro livro, Hoje Diogo Rocha, três anos mais tarde o segundo: Queijaria do Chef. Mais recentemente lançou mais um livro: Mãe, Hoje é bacalhau à chef Diogo Rocha. É embaixador oficial de Viseu e em 2019, conquista a primeira estrela Michelin para o Mesa de Lemos. A sobremesa desta página está disponível no restaurante do chef.

filipe.gil@dn.pt

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG