Receita de bacalhau confitado com laranja e alcachofras

Esta semana a chef Nikita Polido partilha uma receita de...bacalhau, ainda a pensar na quadra natalícia. Para fazer em casa.

Confeção para as alcachofras:

Retirar as pétalas com a ajuda de uma faca, limpar a parte verde e deixar apenas o "coração". Colocar num tacho em água fria e deixar ferver dois minutos. Abrir ao meio e corar na brasa ou na frigideira com azeite e sal.

Cozer a batata na água da alcachofra e seguidamente esmagar com um garfo, azeite e pimenta.

Confeção do bacalhau:

Aromatizar o azeite com casca de laranja, alho e alecrim. Colocar uma posta mergulhada no azeite e deixar cozinhar lentamente cerca de 10 minutos. Separar as lascas do bacalhau. Colocar uma gema de ovo no mesmo azeite do bacalhau ainda morno até criar uma película.

Montar o puré no prato, colocar as lascas de bacalhau por cima, com as alcachofras e a gema no centro.

A acompanhar

A chef Nikita Polido aconselha o vinho Devaneio Viosinho para acompanhar a sua receita de bacalhau.

O chef

A chef está atualmente à frente da cozinha do seu restaurante Celmar no Meco. Além disso dá aulas na Escola de Hotelaria da Setúbal. Trabalhou em Barcelona vários anos em cozinhas como o La Barra do chef Carlos Abellan, com uma estrela Michelin e antes disso foi sous chef no restaurante Bravo 24 e na cozinha do hotel W. Quando regressou a Portugal trabalhou ainda como food stylist no Raw Studio

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG