Provas de velocidade e só com uma mão. Os melhores com o cubo mágico entram em ação
Gerardo Santos/Arquivo DN

Provas de velocidade e só com uma mão. Os melhores com o cubo mágico entram em ação

Oliveira de Azeméis é este fim de semana a casa do terceiro Open de cubo mágico, por onde passarão alguns dos melhores e mais rápidos a manusear este brinquedo... que poucos conseguem resolver.
Publicado a
Atualizado a

São 65, têm entre nove e 56 anos e são os melhores a manusear o cubo mágico. Este fim de semana vão estar em Oliveira de Azeméis numa competição internacional de speedcubing que incluirá provas de velocidade e apenas com uma mão.

Se é apreciador destes jogos e tem fascínio pela rapidez com que alguns os conseguem resolver então pode dar um saltinho ao Pavilhão Municipal António Costeira. Lá estarão, por exemplo, Afonso Machado, recordista português de 3x3 (três peças por face), e Tiago Morais, 1.º do ranking nacional em várias categorias, assim como o britânico Luan Phillipe, número 20 no seu país a manipular só com uma mão os cubos 2x2 (duas peças por face) e 3x3.

A organização, a cargo da Associação Portuguesa de Speedcubing, garante que o Azeméis Open de Cubo Mágico, na sua terceira edição, vai ser “memorável”. “Para alguns participantes será a primeira competição, para outros a 77.ª, mas fico feliz por ver pessoas de outros países a fazerem viagem mais longas para vir cá participar e o objetivo é que todos desfrutem”, disse à Lusa Pedro Azevedo, cofundador do organismo e que em julho foi o único português a participar no campeonato mundial da modalidade em Seattle, nos Estados Unidos, e entrou para o Top100 da categoria de Megaminx (disputada com um dodecaedro) e para o Top200 dos cubos 2x2 e Skewb (cujas peças deslizam num eixo diagonal).

Veja a participação de um dos participantes, de olhos vendados, na edição do ano passado:

Criado pelo húngaro Ernő Rubik, o cubo mágico é um dos brinquedos mais populares do mundo, embora a maioria das pessoas não consiga chegar com sucesso ao objetivo de colocar todas as peças de uma mesma face com a mesma cor. Alguns até se atrapalham para fazer uma só face...E depois há aqueles que em poucos segundos – entre três e quatro – conseguem resolver o jogo.

São muitos desses que estarão no fim de semana por cá a realizar provas em 10 categorias oficiais, cujos resultados contarão para os rankings da Associação Mundial de Cubing (WCA), e ainda uma outra de caráter não-oficial. “Espero que todos terminem a competição satisfeitos, tanto pelo convívio como pelos bons resultados”, disse à Lusa o ‘cuber’ Pedro Azevedo, licenciado em Engenharia de Computadores e Informática pela Universiddae de Aveiro cujo recorde pessoal oficial é a resolução de um cubo 3x3 em 6,53 segundos.

Serão avaliados os desempenhos mais rápidos no manuseamento de cubos 2x2, 3x3, 4x4 e 5x5, seguindo-se as rubricas de 3x3 só com uma mão e ainda as relativas aos modelos Megaminx, Skewb, Pyramix (em forma de pirâmide), Clock (um disco cujos nove relógios por face devem indicar a mesma hora) e o Square-1 (no que o desafio é fazer uma peça de arestas irregulares adotar a forma final de um cubo).

A essas rubricas juntar-se-á ainda a designada “2-Man Mini Guildford”, que, a título não-oficial, é a prova em que equipas de dois participantes tentarão cumprir no menor tempo possível o conjunto total das anteriores 10 categorias do Open.

Com Lusa

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt