O calor convida a um cocktail

Para fazer e beber em casa ou para desfrutar com os pés na areia ou num rooftop da moda, não faltam cocktails refrescantes para beber. Nem sempre é fácil escolher, pelo que lhe deixamos algumas sugestões com algumas das bebidas que pode encontrar por aí.

Esta é uma pequena viagem pelo mundo dos cocktails, bebidas atraentes, cheias de cor, mais ou menos fortes, com muita ou pouca decoração. Seja numa esplanada na praia, à beira da piscina, numa esplanada ou num bar, o que não falta são opções para refrescar nestes dias de calor... Se não é cliente habitual deste género de produto, deixe-se inspirar pelas cores, sabores e cheiros que se misturam nos copos deste percurso.

O ponto de partida é Lisboa, onde o BAHR, no Bairro Alto Hotel, aposta no cocktail Resilience, criado pelo bartender Tiago Santos. Bitter de noz moscada, licor de figo Fígaro, cordial caseiro e Rémy Martin VSOP compõem esta proposta.

No mesmo hotel, mas no 18.68 cocktail Bar, que ocupa as antigas instalações do quartel de bombeiros voluntários mais antigo do país, aposta-se na mixologia. Ao todo existem 18 cocktails, 15 de autor e 3 clássicos, distribuídos por três categorias, com propostas para começar - os Maçaricos -, para harmonizar e para fechar a noite - Rescaldo -, concebidos a partir de vermute, gim, whisky, medronho ou rum.

No restaurante indiano Oven, na baixa lisboeta, o chef Hari Chapagain, preparou seis novidades em que os ingredientes fundem Oriente com Ocidente. Os novos cocktails, em que destacamos o Katmandhu, são na sua maioria muito frutados, tendo por base uma bebida espirituosa. Ao Gim, Pisco, Vodka ou Bourbon, juntam-se combinações improváveis, como licores, saké ou gengibre.

O Hard Rock Cafe Lisboa apresenta uma seleção variada de oito cocktails. Com sabores exóticos apropriados à época, estas bebidas podem ser servidas em copos colecionáveis. Um clássico de Nova Orleães de 1940, o Hurricane (9,90€) promete surpreender ao misturar Rum Bacardi Superior com sabores tropicais como manga, laranja, abacaxi e grenadine, finalizado com Rum Captain Morgan Dark e Amaretto, para um toque amendoado.

No Domes Lake Algarve, na Praia da Falésia, o espírito mediterrânico mergulha a fundo na arte da mixologia, com cocktails que se adequam a diferentes momentos do dia. O La Dolce Vita é uma boa escolha para anteceder o almoço ou o jantar: à base de gim soma-se Campari, Limoncello, maracujá e sumo de toranja rosa.

No Funchal, o Allegro Madeira, do Barceló Hotel Group, aposta nos ingredientes locais para os seus cocktails, da clássica Poncha Regional, concebida a partir de sumo de limão, sumo de laranja, aguardente de cana da Madeira e mel, ao Nikita, que combina gelado de baunilha, refresco de maracujá, cerveja, rodela de ananás e gelo picado.

Também o Convento do Seixo Boutique Hotel & Spa, no Fundão, é uma paragem obrigatória neste périplo pelos cocktails, com destaque para o Daiquiri de Morango, feito com rum, sumo de limão e, claro está, morangos.

Para fazer em casa

- O whisky escocês Cutty Sark também pode ser usado em cocktails refrescantes, como este com espumante. Num shaker junte 5cl de Cutty Sark Original, 2,5cl de Sumo de limão natural, 2cl de Xarope de açúcar Marie Brizard e duas gotas de Bitter Saint James. Agite vigorosamente com gelo e verta para um copo também com gelo. Adicione 5cl de Cruz espumante.

- A José Maria da Fonseca sugere cocktails feitos com Alambre Moscatel de Setúbal. Experimente este, Alambre e Canela: deite 5 cl de Alambre num copo alto com três a quatro pedras de gelo, encha com sumo de laranja natural. De seguida, para finalizar, coloque meia rodela de laranja e um pau de canela.

- Alberto Pires, organizador do Lisbon Bar Show, é o autor da sugestão que se segue, um Daiquiri especial. Num shaker coloque 5 cl de rum, 1 cl de sumo de limão, 1 cl de sumo de toranja, 1 cl de sumo de lima, 1 pacote/colher sopa de açúcar e gelo. Agite e verta para um copo.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG