Cerimónia decorreu na tarde da última sexta-feira (9).
Cerimónia decorreu na tarde da última sexta-feira (9).DR

Mutante Awards distingue os melhores rótulos de vinho (e agora também de azeite) em Portugal

2.ª edição do prémio, realizada na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), destacou 23 produtores e 20 designers de norte a sul do país.
Publicado a
Atualizado a

A 2.ª edição dos Mutante Awards Design at Wine distinguiu o trabalho de 23 produtores e 20 designers portugueses, destacando o papel do design na forma como o vinho - e, pela primeira vez, o azeite - se apresenta aos consumidores. O evento decorreu na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), na tarde da última sexta-feira (9).

Com mais de uma centena de garrafas em concurso, oriundas de todas as regiões vitivinícolas do país, o prémio voltou a evidenciar a importância do rótulo como elemento de comunicação e identidade de marca.

“Uma garrafa de vinho ou de azeite é um produto de consumo tão banal quanto sublime, dependendo do conteúdo. Acredito que este concurso faz com que entendamos o papel do design nas escolhas tanto de produtores como de consumidores, mas acima de tudo na promoção de uma cultura visual – sofisticada, criativa e inspiradora – partilhada por todos”, destacou Frederico Duarte, crítico e curador de design e docente da FBAUL.

Entre os mais premiados desta edição estão o Eduardo Aires Studio, com cinco distinções, e o Bagu Studio, com quatro. Já a Quinta de Catralvos lidera entre os produtores, somando quatro prémios, seguida pela Niepoort (3). Em termos regionais, o Alentejo destacou-se com nove distinções, seguido pelo Douro (5) e pela Península de Setúbal (4).

Com categorias que abrangem Espumante & Pet-Nat, Branco, Curtimenta, Rosado, Clarete & Palhete, Tinto, Licoroso e Aguardente, a edição deste ano introduziu ainda a nova secção dedicada ao azeite. A escolha, de acordo com os organizadores, não é aleatória e celebra a relação histórica entre vinha e olival, reconhecendo o potencial do design na valorização de um dos produtos mais emblemáticos da cultura portuguesa.

Entre os nomes do júri da edição de 2025, estiveram integrados nomes como Carlos Coelho (Ivity), Emílio Vilar e Frederico Duarte (FBAUL), Margarida Vaqueiro Lopes (Diário de Notícias), Patrícia Serrado (Mutante) e Teresa Barros (Xpose Consulting).

Organizados pela revista Mutante em parceria com a FBAUL, os Mutante Awards são coordenados por João Manaia Rato e Suzana Parreira, investigadores do Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (CIEBA). Os troféus entregues aos vencedores foram produzidos com o apoio da Floema.

Veja todos os premiados desta edição dos Mutantes Awards

Designers mais premiados

Eduardo Aires Studio: 5

Bagu Studio: 4

Joana Emídio: 3

Produtores mais premiados

Quinta de Catralvos: 4

Niepoort: 3

Adega Camolas, Herdade Grande, Herdade da Malhadinha Nova, Herdade do Sobroso: 2 cada

Regiões vitivinícolas mais premiadas

Alentejo: 9

Douro: 5

Península de Setúbal: 4

nuno.tibirica@dn.pt

Cerimónia decorreu na tarde da última sexta-feira (9).
Vinhos do Tejo voltam a Lisboa e instalam-se na Praça Beato com petiscos do Ó Balcão

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt