Diogo Novais Pereira venceu a edição do ano passado.
Diogo Novais Pereira venceu a edição do ano passado.João Beijinho

Estão abertas as inscrições para o concurso Chefe do Ano

O júri é presidido por António Bóia, chef de cozinha do JNcQUOI Avenida, em Lisboa.
Publicado a
Atualizado a

Vítor Matos (Antiqvvm, duas estrelas Michelin), António Loureiro (A Cozinha, uma estrela Michelin) ou Henrique Sá Pessoa (Alma, duas estrelas Michelin) são alguns exemplos de chefs bem sucedidos que ganharam o título de Chefe do Ano, uma iniciativa que desafia cozinheiros e cozinheiras profissionais a mostrarem o seu trabalho culinário perante os seus pares. As inscruições para a edição 2025 deste concurso já abriram.

Esta será a 36.ª edição do concurso que no ano passado distinguiu Diogo Novais Pereira, do Porinhos, em Fafe. Podem concorrer todos os profissionais de cozinha residentes em Portugal, com mais de 25 anos ou mais de cinco anos de experiência profissional comprovada.

Este ano, os concorrentes terão de apresentar a concurso um menu composto por Entrada Vegetariana, Prato de Bacalhau, Prato de Carne e Sobremesa (com Azeite). Num dos pratos do menu é obrigatória a utilização de laranja como um dos elementos centrais da receita.

A iniciativa inclui em três atapas regionais, que se realizam em abril, e uma final nacional em maio. O júri é presidido por António Bóia, chef de cozinha do JNcQUOI Avenida, em Lisboa.  

“Este é um concurso que continua a marcar a atualidade gastronómica nacional e a desafiar os cozinheiros e as cozinheiras de Portugal a mostrarem o seu trabalho ao país", diz a organização do Chefe do Ano, iniciativa que se apresneta como o maior e mais antigo concurso de cozinha português. 

As inscrições decorrem até ao dia 15 de fevereiro e podem ser feitas no site da Edições do Gosto, que organiza o concurso em parceria com a Inter Magazine.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt