Designer Gonçalo Peixoto leva memórias da avó a Milão

Propostas do português Gonçalo Peixoto chegaram à semana da moda italiana. É segunda vez que participa no calendário oficial deste evento.

O designer português Gonçalo Peixoto, 24 anos, apresentou este domingo, em Milão, a sua coleção para a primavera do próximo ano. Chama-se "Alice We Will Meet in The Wonderland", remete para o título da obra de Lewis Carroll, é na verdade uma homenagem à avó do autor, através de uma arca de memórias.

A coleção "traduz a esperança de um reencontro com a pessoa que marcou a minha infância de uma forma muito impactante, e recria o lugar imaginário e utópico onde as nossas almas se voltam a encontrar", explica o criador, num comunicado da ModaLisboa. O resultado são padrões florais, crochet e brocados.

O público italiano tomou contacto com o trabalho de Gonçalo Peixoto no Senato Hotel Milano, onde os convidados viram de perto as peças desenhadas para o tempo mais quente. Em paralelo, foi mostrado um vídeo gravado na cidade italiana.

Foi a segunda vez que o designer do Porto, nascido em Famalicão, se apresentou no calendário oficial da Semana de Moda de Milão. A primeira vez aconteceu na estação passada, em formato digital. Anteriormente já tinha estado presente na semana da Moda de Londres em 2017.

De Milão para Paris

Sexta-feira, dia 1 de outubro, mas na Galerie Marais, em Paris, é a vez de Constança Entrudo e de Ricardo Andrez apresentarem individualmente o seu trabalho. Para ambos, será, também, uma estreia ao vivo, depois da versão digital da última temporada.

Constança Entrudo aposta na simbiose com as artes plásticas, numa instalação multimédia que une o têxtil à performance, som, escultura e poesia.

Já a apresentação de Ricardo Andrez terá uma forte componente tecnológica fruto do seu processo de trabalho, focado em videojogos, modelagem 3D e NFT.

A presença do designer reflete a aposta no mercado internacional, através da parceria de cooperação entre a Associação ModaLisboa e o Portugal Fashion.

A coleção de Gonçalo Peixoto, "Alice We Will Meet in The Wonderland será apresentada na próxima edição da ModaLisboa, de 7 a 10 de outubro, no Capitólio, tal como as de Constança Entrudo e de Ricardo Andrez.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG