Steven Snow destaca-se pela utilização de peixe e marisco.
Steven Snow destaca-se pela utilização de peixe e marisco.DR

Da Austrália para Cascais. Um jantar com sabor a mar

O chef Steven Snow, que noutros tempos se chegou a aventurar por Portugal, está de volta para apresentar um jantar com cinco momentos na Marina de Cascais. Um reencontro que terá o peixe e o marisco como ingredientes-estrela.
Publicado a
Atualizado a

No Yam, na Marina de Cascais, com vista para o Atlântico, há sabores da Tailândia, Japão, Vietname e China para descobrir. Mas esta quinta-feira, dia 9, há um twist pela mão do chef Steven Snow, que vem da Austrália, onde tem o Fins Restaurant, para apresentar um menu de cinco momentos que combina sabores do mar e especiarias.

Reconhecido pela sua abordagem meticulosa e por trabalhar com ingredientes locais, o chef australiano foi uma inspiração para o início da carreira culinária de Paulo Sousa, proprietário do Yam, que, segundo uma nota de imprensa, trabalhou no Fins em diferentes momentos, tanto em Byron Bay como em Salt Beach, na Austrália. Em 2010, esta parceria chegou a materializar-se por cá, quando o conceito do Fins foi trazido para Portugal. Agora, os dois amigos juntam-se de novo para este jantar exclusivo.

Paulo Sousa, proprietário do Yam, e Snow conhecem-se há décadas.
Paulo Sousa, proprietário do Yam, e Snow conhecem-se há décadas.DR

Para o australiano, “os ingredientes frescos de boa qualidade são a base de uma boa culinária”, destacando-se pela utilização de peixe e marisco, combinando simplicidade e inovação. É isso que traz ao Yam, espaço inaugurado em maio do ano passado e que nos leva numa viagem de sabores pelo sudeste asiático através de pratos que exploram diferentes texturas, aromas e especiarias.

A noite começa com um sashimi de peixe selvagem, servido com pó de nori, creme de shiitake, abacate, chalota quente, limão e um delicado óleo de pimenta, uma combinação que, garantem, exalta a pureza do ingrediente principal com texturas e sabores contrastantes. Segue-se, evicando a essência do mar, uma sopa de caranguejo com óleo de bisque e tosta de camarão. Como terceiro prato, Steven Snow apresenta a sua interpretação de uma vieira desconstruída “não hambúrguer” com camarão, ketchup de yuzu e chips crocantes. De seguida, vem para a mesa um peixe em horta de especiarias, acompanhado de bolo de arroz crocante, redução aromática de tomate e erva-príncipe, cebola com curcuma e pimenta fermentada. “Um prato visualmente cativante e repleto de nuances aromáticas”, asseguram. A fechar, uma sobremesa: pannacotta de murta-limão, kaffir com limão, gengibre cristalizado, açafrão e migalhas de amêndoa. O menu está disponível por 75 euros (sem vinhos) ou por 95 euros (com vinhos incluídos).

Figura de destaque na cena gastronómica internacional, Steven Snow conquistou dois Chapéus pelo Guia Australiano de Boa Alimentação 2024, além do título de Melhor Restaurante de Marisco da Austrália, atribuído pelo National Seafood Industry Awards. Curiosamente, no Australian Good Food Guide, o chef diz que tem como prato de assinatura uma iguaria bem portuguesa: a cataplana de marisco.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt