CLA Coupé e CLA Shooting Brake renovados no estilo e conteúdo

Modelos bastantes populares na gama de compactos da Mercedes-Benz, os CLA Coupé e CLA Shooting Brake beneficiam de diversos retoques estéticos e tecnológicos que os tornam mais apelativos. Entre os destaques está a inclusão da tecnologia MBUX mais evoluída e novas possibilidades de conectividade.

Após a renovação do Classe A, a Mercedes-Benz aplicou os seus esforços nos CLA Coupé e Shooting Brake, variantes que criaram uma tendência no segmento premium compacto, dando-lhes uma imagem atualizada e conteúdo tecnológico mais avançado.

Por fora, a dianteira é a que mais se diferencia, recebendo para-choques remodelado, grelha do radiador redesenhada com padrão de estrelas, a que se juntam ainda os faróis modernizados LED High Performance, que fazem parte do equipamento de série pela primeira vez. Na traseira, sobressaem o novo difusor traseiro para carácter mais desportivo e os farolins traseiros LED. A marca alemã lança ainda novas cores "Hyper Blue" (exclusiva nos CLA) e "Spectral Blue", bem como três modelos de jantes adicionais de tamanhos até 19". De série, os CLA Coupé e CLA Shooting estão equipados com jantes de liga leve de 17 polegadas.

A bordo, o destaque vai para o ecrã duplo independente, que inclui de série um ecrã de 7.0" para a instrumentação e um ecrã de 10.25" para o sistema de infoentretenimento. Opcionalmente, pode ser configurado com dois ecrãs de 10.25" para uma impressão visual "widescreen". Há também novas opções de volante e novos revestimentos para o interior, bem como novos bancos conforto de série, cujo revestimento em tecido é fabricado totalmente em materiais reciclados.

Tecnologicamente, ambos os CLA integram a última geração do sistema MBUX, com estilos de exibição recém-criados no grafismo da instrumentação ao condutor e com diferentes módulos de informação e de personalização. Uma nova característica é a conectividade sem fios com smartphones através do Apple CarPlay ou do Android Auto. A marca explica ainda que o assistente de voz "Olá Mercedes" pode ter uma maior capacidade de diálogo e de aprendizagem, ou até mesmo iniciar certas funções sem o comando vocal "Olá Mercedes".

Os CLA renovados também recebem conjunto de sistemas de assistência de segurança mais completo. Como exemplo, a marca anuncia a nova geração do Pack Parking com assistência em estacionamento longitudinal e vista de 360 graus durante o estacionamento assistido por câmara, utilizando imagens a três dimensões.

Motores atualizados

O motor a gasolina 1.3 de 163 CV da versão CLA 200 foi totalmente eletrificada com sistema mild hybrid de 48 V, que suporta a agilidade no arranque com mais 10 kW/14 CV de potência. O novo motor de arranque/alternador acionado por correia permite ignição do motor com baixa vibração e baixo ruído, bem como a circulação com o motor de combustão desligado em condições específicas. Mantendo-se ainda, a gama Diesel é composta por variantes CLA 180 d, CLA 200 d e CLA 220 d com 116 CV, 150 CV e 190 CV, respetivamente.

Por outro lado, a versão híbrida Plug-in recebe uma evolução, tanto no Coupé, como no Shooting Brake, com bateria de 15.6 kWh tem maior capacidade de armazenamento de energia útil, logo, uma maior autonomia elétrica - entre os 71 e os 82 km no Coupé e os 68 e os 80 km na carrinha. A potência do motor elétrico foi aumentada em 5 kW e agora atinge os 80 kW/109 CV. No total, o conjunto híbrido da versão CLA 250e debita agora 218 CV de potência e 450 Nm de binário. O carregamento da bateria pode fazer-se a 22 kW.

Os desportivos da gama AMG foram também revistos, com os novos CLA 35 4MATIC a receberem nova grelha do radiador com lamelas verticais, novo para-choques dianteiro e novas opções de jantes (18 polegadas de série no CLA 35 e 19 polegadas de série no CLA 45).

Tecnicamente, os modelos 35 estão equipados com sistema elétrico de bordo de 48 V e um motor de arranque/alternador acionado por correia, fornecendo uma potência suplementar temporária de 10 kW

(14 CV). Mantém o motor de 2.0 litros com 306 CV, associado a caixa automática AMG Speedshift DCT 8G e sistema de tração integral com distribuição variável às quatro rodas. A aceleração dos 0 aos 100 km/h cumpre-se em 4.9 segundos.

Já o CLA 45 S 4MATIC+, como topo de gama, destaca-se pela oferta de mais algum equipamento, como os faróis com tecnologia Multibeam LED, além de cadeia motriz de 421 CV, acelerando dos 0 aos 100 km/h em 4,1 segundos. Esta versão destaca-se ainda pelo sistema de tração integral totalmente variável com AMG Torque Control em que a potência atrás pode ser dividida de forma variável entre as duas rodas.

pjunceiro@globalmediagroup.pt

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG