Chefs entram no espírito e fazem Sopa para Todos

Desde fevereiro que o movimento ofereceu cerca de 50 mil sopas em mais de 120 estabelecimentos. Agora, há mais sete chefs nacionais a participar. Quando for a um restaurante aderente deixe uma sopa paga para ajudar o setor e aqueles que não têm o que comer.

O mote da iniciativa é dar de comer a quem mais precisa e, ao mesmo tempo, ajudar a reerguer o setor da restauração, um dos mais penalizados pelos quase dois anos de pandemia. Desde a criação da Sopa para Todos, em fevereiro deste ano, os mais de 120 estabelecimentos aderentes ofereceram, com os seus clientes, cerca de 50 mil sopas àqueles que passam por dificuldades. Agora, sete chefs de renome juntaram-se a esta causa.

Óscar Geadas, Noélia Jerónimo, Diogo João, Nikita Polido, Hugo Guerra, Inga Martin e Guilherme Ferreira criaram a sua própria sopa para participar neste movimento. "Contribuir com as minhas mãos, cozinha e equipa para trazer algum conforto às pessoas que estão, neste momento, a passar algum tipo de dificuldade é, antes de mais, contribuir para uma sociedade mais justa e equilibrada", diz a chef Nikita Polido, que deu o pontapé de saída desta nova fase do Sopa para Todos.

A chef do Celmar, na aldeia do Meco, admite que participar neste movimento assume uma importância fundamental na sua vida, quer do ponto de vista pessoal, quer profissional. "Que seja um movimento que se multiplique e consiga animar as famílias num momento menos bom das suas vidas", deseja Nikita Polido, que partilha a sua Sopa de Cavala, peixe típico da região de Sesimbra.

Quem for ao restaurante pelo qual a chef é responsável pode deixar uma sopa paga, de forma a que quem precisa a possa levantar gratuitamente. E o mesmo acontece em todos os restaurantes aderentes, entre os quais o do chef Óscar Geadas (jurado do programa Masterchef), na G Pousada, em Bragança, com uma estrela Michelin. Ou o La Lombonera Steakhouse, no Estoril, do chef Guilherme Ferreira, com a sua receita da Sopa de Rabo de Boi. Ou o chef Hugo Guerra, do Lobo Mau Restaurante, em Lisboa, com a sua "Sopa da Minha Mãe".

A chef consultora e food stylist Inga Martin e o chef João Diogo Mendes, do Mãe Restaurante, em Lisboa, também partilham as suas receitas criativas e nutritivas de sopas e apoiam este movimento. Ela oferece a Sopa de Peixe e Camarão, ele a Sopa de Cozido da Tia Alice.

"É muito importante para projetos como este, de responsabilidade social, obterem toda a ajuda possível. Nos tempos que vivemos, acreditamos que uma sopa pode fazer diferença", acredita Ana Baião, mentora da iniciativa.

Quando os restos da ceia de Natal acabarem aí em casa, já sabe: vá a um restaurante e deixe uma sopa paga. E depois experimente fazer as delícias dos chefs, com as receitas que eles aqui partilham.

Sopa da Minha Mãe - Chef Hugo Guerra

Ingredientes

100gr grão seco

300gr costela de vaca

200gr macarrão

1 farinheira

1 chouriço de carne

70gr hortelã

Pimenta q.b.

Sal q.b.

Fatia de pão torrado

Preparação

Cozer as carnes, chouriço e farinheira num caldo aromatizado com hortelã e reservar tudo separado (carnes, chouriço e farinheira). No mesmo caldo, cozer o grão e por fim o macarrão. Desfiar a carne, cortar os enchidos e decorar com hortelã. Torrar uma fatia de pão e servir bem quente. Por fim... comer às colheradas, fechar os olhos e vão sentir um abraço da mãezinha!

Sopa de Cavala - Chef Nikita Polido

Ingredientes

200g cavala inteira

100g tomate maduro

50g pimento vermelho

100g cebola

10g coentros

100g massa cotovelos

louro, cominhos, sal e azeite

Preparação

Começar por amanhar a cavala. Retirar, partir em três. Colocar num tacho com um fio de azeite e 1⁄4 de cebola e deixar ferver 10 minutos. Noutro tacho fazer um refogado com azeite, cebola picada e louro. Juntar o pimento e o tomate cortado aos cubos. Adicionar os coentros. Uma vez bem refogado, juntar a água de cozer a cavala. Deixar cozinhar, seguidamente triturar e coar. Levar novamente ao lume e quando ferver juntar a massa e os cominhos a gosto. Desfiar a cavala e colocar dentro da sopa.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG