Café Joyeux abre na Nova SBE. É o primeiro espaço em contexto académico
O Café Joyeux abriu o primeiro espaço em contexto universitário no campus da Nova SBE, em Carcavelos. A inauguração, na quinta-feira, contou com a presença do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
O novo café-restaurante emprega dois jovens com dificuldades intelectuais e do desenvolvimento (DID) e dois supervisores que os vão acompanhar e formar.
Localizado em pleno food court do campus de Carcavelos, o novo espaço conta com uma esplanada com 26 lugares sentados e uma oferta variada de cafetaria e refeições rápidas, incluindo o novo conceito "Café Joyeux Express", que permite aos alunos comprar lunch boxes.
Através de um modelo de negócio diferenciador, que permite a rotatividade dos colaboradores, os jovens alocados a outros cafés-restaurantes Joyeux vão poder interagir com a comunidade da Nova SBE, promovendo um ambiente de empatia, onde as diferenças são reconhecidas e valorizadas.
"Acreditamos que a convivência diária entre os alunos e os jovens colaboradores, com idades tão próximas, tem um enorme potencial para quebrar estigmas e fomentar uma cultura de aceitação e respeito pela diferença.”, salienta Filipa Pinto Coelho, Presidente da Associação VilacomVida e CEO do Joyeux em Portugal.
“A chegada do Café Joyeux ao nosso campus é um momento de grande alegria e orgulho para a Nova SBE. Este passo reforça o nosso compromisso com a inovação social, criando um impacto real na nossa comunidade e promovendo a inclusão através de um projeto inspirador. Ser o primeiro campus universitário a acolher um Café Joyeux reflete a nossa vontade de transformar boas intenções em ação", diz Miguel Pina e Cunha, Vice-Dean para Inovação e Impacto.
O Café Joyeux é a primeira família de cafés-restaurantes solidários e inclusivos, nascida em França em 2017, que emprega e forma pessoas com dificuldades intelectuais e do desenvolvimento.
Este é o quinto espaço solidário e inclusivo do projeto em Portugal, que tem vindo a crescer ao longo dos últimos quatro anos, contando já com um total de 52 colaboradores, 33 dos quais jovens com DID.
O conceito foi trazido para Portugal pela Associação VilacomVida em 2021, data em que abriu o seu primeiro café-restaurante na Rua de São Bento, em Lisboa. Atualmente conta com mais quatro Cafés Joyeux em Lisboa e Cascais e gere uma loja da Zara Home, parte do projeto “For & From”, situada no Freeport Lisboa Fashion Outlet, em Alcochete, empregando diretamente um total de 43 pessoas com dificuldades.