Para conquistar o mercado europeu, a BYD propõe um modelo em cada segmento do mercado, e para o C-SUV apresenta os gémeos virtualmente idênticos, Seal U e o híbrido Seal U DM-i..FOTO: Fernando Marques/Motor24.FOTO: Fernando Marques/Motor24.Design e interior.O Seal U tem um design elegante e aerodinâmico que combina elementos futuristas. A sua linha de tejadilho tipo coupé, a grelha frontal arrojada e a silhueta aerodinâmica conferem-lhe um aspeto premium. O design não passa despercebido. Fomos até abordados por um casal com curiosidade que perguntou qual era a marca e o modelo, uma vez que andavam a pesquisar para se converterem aos carros elétricos..Ao entrarmos no Seal U, somos recebidos por um ambiente premium. Materiais de alta qualidade e um interior espaçoso. O ecrã tátil central, que roda entre os modos paisagem e retrato, assume o destaque no tabliê..Os bancos são confortáveis e oferecem um bom suporte, com amplo espaço para as pernas e para a cabeça dos passageiros tanto à frente como atrás, onde podem viajar três adultos confortavelmente..A posição de condução elevada proporciona uma excelente visibilidade, tornando a condução em cidade e em autoestrada bastante confortável. A mala, com 550 litros de capacidade, é generosa e pode chegar a uns expressivos 1.440 litros com o rebatimento dos bancos traseiros..FOTO: Fernando Marques/Motor24.Tecnologia.O ecrã de infoentretenimento rotativo – talvez aqui um exagero de tecnologia, uma vez que a rotação pouco ou nada acrescenta ao condutor e passageiros – de 15,6 polegadas (na versão Design), é rápido a responder às solicitações e funciona com o software da BYD, que suporta actualizações over-the-air, controlo por voz e conetividade com smartphones (incluindo Apple CarPlay e Android Auto)..Há também um painel de instrumentos digital e um head-up display, útil para as informações essenciais e para a navegação. Para o sistema áudio, a BYD optou pela Infinity, que em o som tem um carácter agradável e neutro..FOTO: Fernando Marques/Motor24.FOTO: Fernando Marques/Motor24.Desempenho.O SUV oferece duas opções de bateria que utilizam tecnologia de lâminas (Blade LFP) da BYD: um pack de 71,8kWh para uma autonomia de cerca de 420km (na versão Confort) e um pack de 87kWh (na versão testada Design), que aumenta a autonomia para aproximadamente 500km com um único carregamento (estimativas para percurso combinado WLTP)..Esta versão tem apenas um motor com tração dianteira com 313cv e 330Nm de binário e proporciona uma aceleração dos 0-100km/h em 9,6 segundos e 175km/h de velocidade máxima..Durante o nosso teste, em cerca de 200 quilómetros, obtivemos um consumo médio de 18,3kWh, que pelas nossas contas daria uma autonomia de cerca de 475km. Não muito longe do que é anunciado pela marca..A potência máxima de carregamento rápido é de 115kW para a versão Confort e de 140kW para a versão Design, demorando nesta versão 28 minutos para carregar entre os 30-80%. O carregador interno de 11kW é standard, e há suporte para a tecnologia V2L, que permite fornecer energia a aparelhos elétricos..Na versão híbrida, há que sublinhar a poupança notória no combustível. Em princípio, um carro com este peso e dimensões gastaria mais do que os 7,6 litros aos 100km anunciados..Este modelo tem duas opções, Boost e Design. A bateria é a Blade LFP com 18,3kWh permite uma autonomia elétrica de 80km na opção Boost e de 70km no Design..Já a autonomia combinada é de 1.080kms, para a versão Boost, e de 870kms na versão Design. Na versão híbrida o SUV chinês apresenta uma potência combinada de 218cv no Boost e de 324cv no Design. A duração do carregamento rápido é de 35 minutos..Segurança.A assistência ao condutor de série inclui controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo, assistência à manutenção na faixa de rodagem, travagem de emergência automática e monitorização do ângulo morto..Os controlos são geralmente lógicos, mas há algumas áreas a melhorar. De acordo com a BYD, o número de avisos já foi consideravelmente reduzido, mas ainda assim o Seal U é intrometido..Por ser obrigatório a partir de 2024, pune qualquer descuido por parte do condutor. E, tal como acontece com outras marcas, a câmara lê os limites de velocidade de saída e de estradas paralelas, provocando frequentemente avisos injustificados..Além disso, a BYD não se limita a um sinal sonoro, o carro também fala: “Está a exceder o limite de velocidade”. A desativação só pode ser feita por etapas, o que obriga a percorrer menus e submenus..FOTO: Fernando Marques/Motor24.FOTO: Fernando Marques/Motor24.Condução.Ao volante, o Seal U tem um rolar suave e um comportamento que privilegia mais o conforto do que uma dinâmica desportiva. As leis da física são incontornáveis, e as 2,5 toneladas da versão testada não gostaram de abordar estradas com curvas a um ritmo elevado..E isso também é sentido mesmo na versão híbrida, em que o “arranque” rápido característico dos carros elétricos está muito suavizada. .Veredicto.O BYD Seal U é uma mistura apelativa de estilo confortável para famílias e tecnologia, o que o torna uma proposta interessante na categoria dos C-SUV. É um modelo diferente, de uma marca recente no mercado nacional, mas com estética, materiais e montagem que remetem para um segmento superior. .Disponível a partir de 43.795 euros para o BYD Seal U, e 41.345 euros o Seal U DM-i..Motor24