Exclusivo A loucura dos anos 20 revivida em chocolate
Óbidos volta a acolher o Festival Internacional do Chocolate. Na celebração dos 20 anos, o evento vai lembrar muito daquilo que marcou a década de 1920. Haverá exposições, showcooking, espaços para meter as mãos na massa e, claro, as fabulosas esculturas de chocolate.
Imagine uma tonelada e meia de chocolate. E agora imagine que toda essa quantidade de chocolate foi esculpida em sete esculturas que ilustram um pouco aquilo que de mais importante aconteceu há 100 anos, nos chamados loucos anos 20. Em Óbidos, pode deixar de imaginar e ver com os seus próprios olhos aquilo que a equipa de pasteleiros e chocolateiros fez para a 20.ª edição do Festival Internacional de Chocolate, que arranca hoje na vila.
Relacionados
A peça central é um Ford T, modelo icónico dessa época, 100% feito em chocolate. Mede 1,35 metros por 1,85 metros e pesa cerca de 400 quilos. É a peça mais pesada e a de maiores dimensões que a equipa liderada pelo brasileiro Abner Ivan, 34 anos, criou para o evento. Toda feita de chocolate, sem suportes em madeira, metal ou esferovite, garante o chef, que já lidera a equipa responsável por este segmento do festival desde 2016. "É 100% comestível", diz, explicando que o realismo da pintura é conseguido com cacau e corante alimentar.