A Livraria Lello faz 119 anos e desafia restaurantes a rebatizar sobremesa
A Livraria Lello no Porto, comemora esta segunda-feira 119 anos e assinala a data de portas abertas, com entradas gratuitas. Além disso, tendo em conta que o amor é o mote do ano 2025, o espaço fez um convite à Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP): desafiar os restaurantes a renomearem a sobremesa “Romeu e Julieta”, feita com queijo e marmelada, como “Simão e Teresa”, numa alusão ao bicentenário de nascimento de Camilo Castelo Branco e ao romance "Amor de Perdição".
“Este aniversário assinala o arranque de um ano temático dedicado ao amor — uma força transformadora e essencial para enfrentar os desafios do presente. Ao longo de 2025, o amor será explorado nas suas diferentes vertentes, começando pelo amor romântico, inspirado pelo bicentenário de Camilo Castelo Branco e pela sua obra-prima 'Amor de Perdição'. Com esta ação em particular quisemos usar a gastronomia como uma ponte para aproximar o público da literatura e das artes, mostrando que a cultura portuguesa é feita de sabores e histórias que atravessam gerações”, adianta e, comunicado a administradora Aurora Pedro Pinto.
De acordo com a nota enviada às redações, vários restaurantes nacionais, entre os quais os portuenses “Ernesto”, “O Gaveto”, “Rogério do Redondo”, “Cafeína”, “Terra”, “Porta Rossa”, “Lucrécia” e “Casa Vasco” aderiram já ao desafio da Lello e incluiram a sobremasa "Simão e Teresa" no menu.
“Esta iniciativa simboliza a fusão da tradição literária com a criatividade gastronómica, reforçando a missão desta parceria: transformar a herança cultural de Portugal em experiências memoráveis”, comenta Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP, nesse comunicado. “A recriação da sobremesa "Teresa e Simão" demonstra como a valorização da cultura pode ser integrada nas práticas da restauração, ajudando a contar histórias e a criar memórias”, continua.
Romeu e Julieta é uma sobremesa tradicional brasileira feita com queijo e goiabada.