7 Dias 7 Propostas por Chakall

Argentino de nascença e, segundo diz, português de coração, Chakall aos 14 já tomava conta da cozinha do restaurante da progenitora. Mais tarde, deixa a cozinha e estuda Jornalismo, foi jornalista e crítico de música no jornal argentino El Cronista. Mas passados sete anos deixou tudo para trás e foi viajar. Vários destinos depois chegou a Portugal onde se fixou há mais de duas décadas. O argentino tem hoje vários restaurantes, vários livros publicados e programas de televisão em vários países - Alemanha e China, por exemplo, além dos estreados em diversos canais por cá. Diz que é em Portugal que se sente em casa.

1. Família
Clifford - O Cão Vermelho
Cinema, pipocas e filhos
Domingo, 13 de fevereiro

Com os dias agitados na minha agenda (e que deverá ser comum a muitos dos leitores) é sempre bom reservar tempo de qualidade com a família, nomeadamente com os filhos. Como passo muito tempo fora durante a semana, e muitas vezes também aos fins de semana, em eventos e outros compromissos profissionais, nem sempre é possível estar presente no dia-a-dia dos meus cinco filhos. Domingo é um bom dia para escolher uma sala de cinema e um filme de para ir ver com as mais pequenas. E esta semana escolho Clifford - O Cão Vermelho. Há uma "discussão" lá em casa neste momento para termos um novo membro de quatro patas, por isso a história da pequena Emily que adota um cão vermelho parece-me a escolha adequada para esta semana. Só espero que o cão que vamos levar para casa não cresça três metros! Tem John Cleese, o que é sempre uma boa notícia, promete muita aventura e, ao que parece, muita magia. Vou já preparar as pipocas!

2. Namorar
Fuel
Restaurante Fuel by Chakall
Rua de Ceuta 4,
Monte Gordo
segunda, 14 de fevereiro

O amor é para ser celebrado todos os dias, mas já que há uma data no calendário para assinalar vamos a isso! Rumamos a Sul? Podem aproveitar, antecipar a data e convidam a cara-metade para um fim de semana completo dedicado ao romance. Mas para este dia dos namorados, sugiro surpreender a vossa cara-metade e levá-la ao Algarve ao restaurante Fuel by Chakall, em Monte Gordo.

3. Passeio
Sintra
Castelos, Palácios e a Serra de Sintra (e um travesseiro)
Terça, 15 de fevereiro

A Serra de Sintra e os seus palácios encantados é um passeio a repetir, sempre que possível. Durante a semana com a vantagem de não ter tanta gente apinhada e de ser ainda mais interessante a visita aos locais de sempre e vê-los com outros olhos, mais tempo e mais atenção. Gosto de visitar os "clássicos" e aprender sempre um pouco mais sobre Portugal, sobre outras épocas distantes no tempo. E Sintra tem uma natureza e um lado místico que me encanta. Ir ao Castelo dos Mouros, passar pela Quinta da Regaleira, visitar o encantado Palácio da Pena e terminar no Palácio Nacional de Sintra pode (e deve!) dar direito a rematar o lado cultural do passeio com um belíssimo Travesseiro de Sintra na Piriquita (quem nunca?). Outra opção igualmente interessante, mas diferente, é fazer a Rota dos Vinhos de Colares e explorar mais a gastronomia. Defeito profissional, eu sei...Ainda assim, não sei se me dedique aos palácios e castelos, ou se apanhe o Elétrico e aproveite o passeio até à Praia das Maçãs. Muito por onde escolher a uma curta distância do centro de Lisboa.

4.Exercício
De bicicleta até Marvila
Percurso entre o Terreiro do Paço e Marvila
Quarta, 16 de fevereiro


E se a meio da semana tirar um tempo só para si? Voto nisso! A cidade começa a ficar um pouco mais movimentada, os dias um pouco mais longos e há períodos do dia que já cheiram a primavera. Um passeio de bicicleta pela marginal do rio? Porque não? Exercício é fundamental e um rio a perder de vista ajuda a arrumar ideias! É uma coisa que faça com tanta frequência quanto gostaria. O caminho escolhido é em direção à minha zona favorita da cidade: a zona oriental.
Em Marvila, há muito por onde escolher mas a minha sugestão recai na exposição Brilha Rio no parque de estacionamento do Prata Riverside Village que ao mesmo tempo que vê surgir novos e modernos edifícios à beira rio. Entre as 15 e as 20 horas de sexta a domingo e até 5 de março uma coleção de letreiros que contam um pouco a história das cidades e dos seus edifícios. A parte boa? Acabamos o passeio a comer uma bela pizza na Praceta da Tabaqueira.

5. Cozinhar
Os Amigos do chef
Canal Casa e Cozinha
Quinta, 17 de fevereiro


Para hoje sugiro que convidem os vossos melhores amigos e cozinhem o jantar com o que encontram no frigorifico. Usem a criatividade, passem bons momentos juntos e evitem o desperdício alimentar! Enquanto decidem o que fazer com o que encontraram no frigorifico (acreditem em mim... não vai ser fácil!) vejam o programa Os Amigos do Chef, no canal Casa e Cozinha a partir das 21h30. As convidadas de hoje são a Mariana Barbosa e a Maria João Costa. Elas trouxeram ingredientes surpreendentes e de certeza que vão tirar daqui muitas ideias

6. Dançar
Envy
Rua da Cintura do Porto de Lisboa, 255
Sexta, 18 de fevereiro


Amigos, um bom jantar, cocktails a condizer e dançar até ser dia (para quem ainda conseguir arrastar os ossos depois de uma semana intensa de trabalho!) leva-nos à zona ribeirinha da cidade de Lisboa, ao novíssimo Envy. Com um novo conceito e um menu inspirado nos sete pecados capitais, com espetáculos de música e dança que acompanham o jantar e criam o ambiente para uma noite cheia de boa disposição. Para o jantar há várias opções a não perder de vista e aqui ficam as minhas sugestões. Nas entradas: camarão Swing Sixtynine ou ceviche de Posseidon; Para prato principal o Polvo no Paraíso, o Tagliatelle Al Capone, a Picanha Garota de Ipanema ou o Hambúrguer Gluttoni. Para finalizar em beleza sugiro a Desgraça (sobremesa com base sablée, pasta de manteiga de amendoim com cobertura de chocolate e avelãs caramelizadas) ou uma Mini Pavlova. Tudo dos deuses!
Ideal para grupos de amigos e dançar a seguir pela noite dentro.

7.Séries
El Marginal e Ozark
Streaming na Netflix
(ambas as séries têm 4 temporadas)
Sábado, 19 de fevereiro


Sábado é dia de tentar ficar em casa no relax a ver séries em streaming. Aconselho duas séries: El Marginal ou o Ozark - ambas na Netflix.
El Marginal é uma série argentina emitida primeiro na televisão pública argentina e depois distribuída no streaming da Netflix. São quatro temporadas - a última esteou recentemente. A história é sobre um polícia que, ao investigar um rapto, infiltra-se numa prisão. Lá está rodeado de condenados que não podem conhecer a sua identidade, por uma questão de vida ou morte. Ozark é também uma serie que gosto muito. Protagonizada por Jason Bateman e Laura Linney, e conta a história de um consultor financeiro que leva a família de Chicago até ao Missouri onde tem de lavar 500 milhões de dólares para um traficante de droga.

filipe.gil@dn.pt

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG