Portugueses têm a hora de almoço mais longa da Europa

Polacos almoçam em menos tempo, com uma média de 26 minutos.

Um estudo da empresa YouGov indica que os trabalhadores portugueses fazem, em média, 58 minutos de almoço, estabelecendo um recorde europeu. Da amostra recolhida, 3% afirma não ter tempo para fazer qualquer pausa.

O mesmo estudo mostra que 17% dos portugueses optam por almoçar à secretária, ao passo que 22% trabalham e almoçam em simultâneo.

Por outro lado, um em cada quatro portugueses faz a mesma refeição todos os dias, sendo que 33% consome sanduíches feitas em casa, enquanto outros 33% optam por saladas e 32% levam massas para o trabalho.

A hora de almoço de 76% dos portugueses abrange o horário compreendido entre as 12:00 e as 13:00. No caso da entrega de almoços entre as 12:00 e as 14:00, esta representa um terço dos pedidos na aplicação Uber Eats. 39% dos trabalhadores apontam como vantagem destas aplicações a possibilidade de consumir refeições quentes, enquanto 35% gostariam de usar uma aplicação que lhes permitisse poupar o trabalho nas refeições e outros 35% contentam-se com o número de opções de refeições disponíveis.

"Segundo os dados mais recentes, um funcionário a tempo inteiro na UE trabalha em média 40,3 horas. No entanto, estudos concluem que não é possível concentrar-se ou ser produtivo durante esse período de tempo sem uma pausa adequada. O declínio na tradicional "hora do almoço" significa que os trabalhadores não estão a ter a possibilidade de restabelecer energias e refrescar. É essencial que as pessoas façam boas escolhas no horário do almoço para garantir que sintam-se melhor durante o horário de trabalho", disse a especialista Amanda Hamilton.

Em contraste com outros países europeus, os polacos fazem o horário de almoço mais curto, demorando em média apenas 26 minutos, e são dos que todos os dias mais consomem a mesma refeição. Por outro lado, 32% dos romenos não faz intervalos de almoço, ao passo que na Holanda 18% dos inquiridos repete diariamente a mesma refeição. Os espanhóis são do povo que almoça mais tarde: entre as 13:00 e as 14:00.

O estudo foi efetuado entre os dias 12 e 20 de setembro via online e abrangeu uma amostra de 8058 adultos europeus com idades superiores a 18 anos, oriundos de países como a Roménia, Holanda, Itália, Portugal, Polónia, Suécia, Áustria, Bélgica e Espanha.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG