No Bairro Alto romano, o ponto de encontro é o largo da igreja

Trastevere é o bairro de Roma onde os jovens se juntam para sair à noite ou beber um aperitivo ao final da tarde. Tudo no largo da igreja, que parece conviver bem a mundanidade que a rodeia

Trastevere, ou para português ler "além do Tibre", é um dos bairros históricos de Roma. E se a capital italiana partilha com Lisboa as sete colinas, também este bairro tem uma correspondência com a capital portuguesa. Tal como o Bairro Alto também ganhou uma nova vida e é um dos bairros mais trendy da cidade italiana.

Não importa o ponto de entrada, todas as suas ruelas vão dar à praça onde reina a Basílica de Santa Maria in Trastevere. E é aqui que os jovens se encontram para sair à noite, conversa ou simplesmente assistir aos constantes espetáculos de rua. Mas também para frequentar as suas lojas mais alternativas.

No ano em que fiz Erasmus acabámos ao acaso por nos tornar moradoras do bairro. O único motivo, aliás, porque éramos olhadas com inveja pelos nossos colegas italianos. Era aí que ficava o bar onde seguimos todos os jogos do Mundial que Itália acabaria por vencer e onde sempre fomos recebidos como se fossemos da casa. Tanto que no final acabámos a convencer a Valentina, dona do bar, a trocar a sua lua-de-mel tropical por Lisboa, em pleno mês de fevereiro.

É por esta atmosfera de festa, mas também de proximidade que se torna inevitável visitar as suas ruas em cada visita a Roma. E é por isso que não me esqueço de incluir Trastevere nas dicas que dou aos amigos que visitam a cidade.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG