Pais de Matilde já têm 817 mil euros. "Orgulho no povo português"

O apoio para a bebé de dois meses que sofre de atrofia muscular espinal do tipo 1 já atingiu os 817 mil euros. Medicamento custa cerca de dois milhões de euros.

Na mais recente atualização feita pelos pais de Matilde na página que têm dedicada à filha na rede social Facebook é referido que na conta solidária já foram depositados 817,690 mil euros. A bebé de dois meses sofre de atrofia muscular espinal do tipo 1 e o medicamento que necessita custa cerca de dois milhões de euros - é o mais caro do mundo.

"Graça a todos vocês que caminham connosco, lado a lado, que tem ajudado cada um da forma que pode, conseguimos chegar aos 817,690 mil euros", escrevem Carla e Miguel Sande. "Temos muito orgulho em ser portugueses, mas ainda mais orgulho no povo português. Nunca será possível expressar o tamanho da nossa gratidão perante a vossa generosidade, solidariedade e apoio nesta nossa luta que se tornou a vossa também", acrescentam.

O país continua assim a mobilizar-se em prol da bebé de dois meses, que se encontra internada no Hospital de Santa Maria, após ter sofrido complicações respiratórias. Em Guimarães, no dia 6 de julho, vai decorrer uma caminhada solidária a favor de Matilde, organizado pelo clube de ginástica Guimagym, que custa 1 euro e reverterá na totalidade para a conta solidária da bebé portuguesa (PT50 0035 0685 00008068 130 56). Na caminhada irão participar os atletas Rosa Mota, Neno e Manuel Fritas Mendes. o para chegar ao medicamento que só está aprovado nos Estados Unidos.

O núcleo IRA - Intervenção e Resgate Animal, que se dedica ao resgate de animais vítimas de negligência e maus-tratos anunciou, entretanto, que também vai doar mais de seis mil euros para a Matilde. No anúncio que fizeram da doação, estes ativistas desafiam Cristiano Ronaldo a "arranjar o medicamento para a miúda", que deixarão "tirar uma fotografia connosco de cara destapada"

No Facebook, os responsáveis do IRA, que preferem manter o anonimato, revelaram que os seis mil euros doados foram angariados para aquisição de um novo carro para o resgate de animais e assim "ampliar a atuação para todo o distrito de Lisboa", mas vai servir agora outro objetivo.

A história de Matilde tem mobilizado também muitas figuras públicas. Os pais da bebé estiveram no "Você na TV", da TVI, à conversa com Manuel Luís Goucha e Maria Cerqueira Gomes, o que deu uma grande visibilidade às dificuldades que enfrentam no tratamento da criança. Manuel Luís Goucha recorreu às redes sociais, depois do programa, para voltar a apelar: "Esta é a conta que está a receber os donativos: PT50 0035 0685 00008068 130 56 - Caixa Geral de Depósitos. Eu já fiz o meu!"

Outras personalidades associaram-se nas redes sociais, como Tássia Camaro que, no Facebook, escreveu: "Nós, seres humanos, somos irmãos. Matilde precisa da minha ajuda, da vossa ajuda para ter uma qualidade de vida melhor. Não nos custa nada ajudar. Perdemos tanto tempo nas redes sociais, mas neste caso não é perder e sim ganhar, ajudando com o que podemos. Estou a fazer a minha parte. Obrigada."

O jogador do Benfica, Pizzi, também quis associar-se à causa e também no Facebook apelou: "Vamos todos ajudar a Matilde. Esta menina linda tem dois meses e tem uma doença muito rara! Todas as ajudas são importantes. Juntos, conseguimos salvar a Matilde."

Sónia Araújo, apresentadora da RTP, fez o mesmo: "Vamos todos ajudar a Matilde. Esta menina linda tem dois meses e tem uma doença muito rara! Todas as ajudas são importantes. Juntos, conseguimos salvar a Matilde."

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG