José Eduardo Moniz criou uma petição para limitar TPC

O jornalista quer que as crianças tenham mais tempo para atividades de socialização

José Eduardo Moniz criou um abaixo-assinado online, onde pede menos trabalhos de casa (TPC) para as crianças entre os seis e os 16 anos.

"Esta petição propõe, assim, que regule os trabalhos de casa por lei, com o fim de reconhecer o direito das crianças disporem de tempo livre e de garantir que as tarefas que desempenham na escola respeitam o tempo e as necessidades dos estudantes", pode ler-se na petição.

O objetivo da proposta do jornalista é que o parlamento conceda mais tempo às crianças para brincarem e participarem "na vida social e familiar", o que Moniz considera "central para o seu desenvolvimento [das crianças] e processo de socialização".

"No fundo, o que se exige é uma reflexão sobre o papel da escola, à luz das evoluções que as sociedades modernas vêm registando e dos desafios que se colocam às novas gerações em contextos cada vez mais concorrenciais, que abalam estruturas familiares e o equilíbrio psicológico dos mais jovens. É uma situação que reclama grande flexibilidade e enorme capacidade de adaptação", escreveu o jornalista no Facebook.

José Eduardo Moniz inspirou-se numa medida aprovada pelo Governo da Comunidade de Valência, em vigor a partir desta semana, que indica que as crianças entre os seis e os 16 anos devem fazer a maior parte dos seus trabalhos escolares durante o tempo em que estão na escola.

A petição lançada esta sexta-feira conta até ao momento com 193 assinaturas.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG