Pénis de baleia do século XIX vendido por 5200 euros

Leilão de objetos raros tinha, entre outros objetos, um pénis embalsamado de uma baleia do século XIX

Tem 1,67 metros de comprimento e quase 30 centímetros de diâmetro na parte mais grossa​​​​​. Mas o que é mais extraordinário é mesmo o valor: o pénis embalsamado de uma baleia do século XIX foi vendido por 4 600 libras (5 200 euros) num leilão realizado na semana passada no Reino Unido.

O item fazia parte de um leilão de objetos fora do comum ("Out of the ordinary" era o nome do leilão), onde foram vendidos, por exemplo um urso polar embalsamado (22 800 euros), um fato que Michael Jackson usou na Dangerous Tour, em 1992 (18 200 euros), ou o esqueleto de um urso da Pré-História (14 800 euros).

Apesar do tamanho, o falo pesa apenas um pouco mais de 8 quilos, uma vez que é oco e está recheado com pelo de cavalo. Mark Wilkinson, especialista da leiloeira Sworders, explicou ao Atlas Obscura que dizia-se que antigamente os marinheiros usavam estes pénis da baleia para guardar tabaco, uma vez que ali ele se mantinha húmido e fresco durante toda a viagem.

O objeto pertencia a um particular que o comprou há cerca de 20 anos. Wilkinson diz que colocar um preço no objeto foi um desafio pois "não havia qualquer referência", nunca tal coisa tinha aparecido em leilões. A leiloeira fixou um valor de referência de 3900 a 5100 euros: o pénis acabou por ser vendido por 5200 euros. Agora fica a curiosidade de saber quem terá comprado tal objeto.

Exclusivos

Premium

Crónica de Televisão

Os índices dos níveis da cadência da normalidade

À medida que o primeiro dia da crise energética se aproximava, várias dúvidas assaltavam o espírito de todos os portugueses. Os canais de notícias continuariam a ter meios para fazer directos em estações de serviço semidesertas? Os circuitos de distribuição de vox pop seriam afectados? A língua portuguesa resistiria ao ataque concertado de dezenas de repórteres exaustos - a misturar metáforas, mutilar lugares-comuns ou a começar cada frase com a palavra "efectivamente"?

Premium

Margarida Balseiro Lopes

O voluntariado

A voracidade das transformações que as sociedades têm sofrido nos últimos anos exigiu ao legislador que as fosse acompanhando por via de várias alterações profundas à respetiva legislação. Mas há áreas e matérias em que o legislador não o fez e o respetivo enquadramento legal está manifestamente desfasado da realidade atual. Uma dessas áreas é a do voluntariado. A lei publicada em 1998 é a mesma ao longo destes 20 anos, estando assim obsoleta perante a realidade atual.