As imagens da Super Lua que antecedeu o eclipse

Esta madrugada, a lua ficará totalmente na sombra da Terra entre as 4:41 e as 5:44 horas. É o único eclipse total da lua visível até 2021. Para já, é possível ver a Super Lua.

"A melhor altura para observar a Super Lua em todo o seu esplendor é como habitualmente no seu nascimento", explica o diretor do Observatório Astronómico de Lisboa, Rui Agostinho, ao DN. No caso deste domingo, a Super Lua surgiu no horizionte gigante e avermelhada às 17:06 horas.

Um pouco por todo o mundo, nos países onde a lua está acima do horizonte, como é o caso de Portugal, há quem tenha os olhos postos no céu e aproveite para registar o momento.

A lua vai manter-se assim quase até às 4:41, depois disso e até às 5:41, o astro ficará totalmente na sombra da Terra. "O máximo do eclipse ocorre às 5.12 e, passados 4 minutos, pelas 5.16 ocorre o instante da fase de Lua Cheia" segundo Observatório Astronómico de Lisboa.

Este ano serão ainda visíveis dois eclipses solares (um total e um anular) e um eclipse parcial da lua. Mas caso não consiga olhar para o céu na madrugada da próxima segunda-feira​ para ver o Eclipse Total da Super Lua terá de esperar até 26 de maio de 2021.