Engenheira Ana Rita Antunes falou de energia no ciclo "Jovens Repórteres de Ciência" do Media Lab DN

Ana Rita Antunes, engenheira do ambiente e coordenadora da Coopérnico - uma cooperativa de energias renováveis - foi a oradora convidada para a quarta sessão do ciclo "Jovens Repórteres de Ciência 2019", do Media Lab do Diário de Notícias.

O tema foi a energia, e um grupo de estudantes do 10º ano da Escola Secundária José Gomes Ferreira, em Benfica, teve a oportunidade de assistir, na tarde desta terça-feira, a mais uma sessão do ciclo "Jovens Repórteres de Ciência" do Media Lal DN. O Dia Nacional da Energia, celebrado no final de maio, foi o pretexto para este mergulho no tema.

Ana Rita Antunes falou aos alunos sobre o padrão do consumo energético a nível mundial, as emissões de CO2 e o seu papel no aquecimento global, bem como a necessidade de se apostar em energias que tenham um impacto menor sobre o planeta. A engenheira frisou ainda a importância da reutilização de roupas e objetos neste contexto e deixou um convite aos jovens para participarem nas próximas greves pelo clima, realçando a importância do ativismo dos cidadãos nas questões ambientais.

Passando à parte prática deste workshop, os estudantes puderam entrevistar a especialista, construindo noticiários de rádio e de vídeo. Os jovens mostraram-se muito participativos e entusiasmados com o desafio, tendo colocado muitas questões, particularmente focadas em como podem contribuir, individualmente, para a diminuição do consumo energético. Para os ajudar na construção das perguntas, contaram com a orientação da jornalista de ciência do Diário de Notícias, Filomena Naves.

Os alunos tiveram ainda a oportunidade de escrever notícias com base em temas de ciências, tendo alguns deles construído mesmo a primeira página de um jornal. Antes do final da tarde, visitaram ainda a redação do jornal, e ficaram a conhecer o local onde trabalham os jornalistas.

O ciclo "Jovens Repórteres de Ciência 2019" decorre até ao dia 5 de junho, e tem como próximo tema central os oceanos.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG