Arma genética contra a diabetes protege metade da humanidade

Uma mutação genética que ocorreu há 500 mil pode ser a chave para explicar que cerca de metade dos seres humanos não sofram de diabetes.

A mutação foi descoberta por acaso, quando um grupo de investigadores da University College, de Londres, estava a estudar um gene chamado CLTCL1, que está envolvido no processo de remoção do açúcar em excesso na corrente sanguínea.

De acordo com os cientistas, 50% dos seres humanos são portadores desta mutação, e ela pode explicar que, precisamente, sejam essas pessoas que em geral não sofrem de diabetes, noticia o The Guardian .

Esta mutação, como verificou a equipa liderada pela bioquímica Frances Brosky, está associada a um funcionamento mais eficaz do organismo na remoção do açúcar em excesso na corrente sanguínea.

Os cientistas pensam que aquela mutação ocorreu depois de os seres humanos terem começado a cozinhar, há cerca de 500 mil anos, e que se terá disseminado há cerca de 12 mil anos, com o início da agricultura.

"Cozinhar e cultivar os alimentos significou uma maior quantidade de açúcar disponível na dieta, e por isso era necessário eliminar o seu excesso com mais eficácia", diz Frances Brodsky, citada no The Guardian, sublinhando que este "é um exemplo da evolução em ação, que influencia o metabolismo humano, e vice-versa".

O estudo, que foi publicado na revista científica eLife , mostra que a mutação genética surgiu há cerca de 500 mil anos e que se tornou mais comum na espécie humana há 12 mil anos, na mesma altura em que as comunidades humanas começaram a praticar a agricultura.

Para os portadores da mutação, no mundo desenvolvido, onde a dieta predominante tende a ser rica em açúcares e hidratos de carbono, ela pode constituir uma vantagem uma vantagem, para evitar o surgimento da diabetes, dizem os cientistas.

Contramão na autoestrada

Concessionárias querem mais formação para condutores idosos

Os episódios de condução em sentido contrário nas autoestradas são uma realidade recorrente e preocupante. A maioria envolve pessoas idosas. O tema é sensível. Soluções mais radicais, como uma idade para deixar de conduzir, avaliação médica em centros específicos, não são consensuais. As concessionárias das autoestradas defendem "mais formação" para os condutores acima dos 70 anos.