Novela angolana suspensa após cena de beijo gay

O beijo entre dois homens na telenovela "Jikulumessu", que a RTP planeia exibir no horário nobre, levou a um pedido de desculpas da parte da produtora, de um dos filhos do presidente angolano.

A emissão em Angola de uma telenovela de produção nacional foi suspensa depois de apresentado em horário nobre um beijo entre dois homens, provocando vários comentários na sociedade local.

Em causa está a telenovela "Jikulumessu" - que na língua nacional kimbundo significa abrir os olhos -, emitida diariamente pelo canal 1 da Televisão Pública de Angola (TPA) pelas 21:00 locais, suspensa desde segunda-feira.

Já na terça-feira, uma nota da empresa produtora, a Semba Comunicação, lida no telejornal do mesmo canal público, confirmava a decisão de "fazer correções" no conteúdo, embora sem adiantar qualquer data para o regresso à antena.

O beijo homossexual entre dois protagonistas da telenovela está a ser alvo de vários comentários, de apoio e contestação, nomeadamente nas redes sociais.

Já o comunicado da Semba Comunicação, liderada por José Paulino dos Santos, um dos filhos do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, refere que a telenovela "aborda vários assuntos socialmente sensíveis, com particular destaque para a violência juvenil, delinquência, corrupção, poligamia, homossexualidade e a prostituição" para "chamar à atenção para a sua existência e suscitar um debate saudável".

Apesar de pretender abordar a "tolerância e o respeito por todos os grupos sociais", a empresa reconhece que "algumas imagens emitidas" podem ter "ferido suscetibilidades e algumas pessoas as podem ter considerado impróprias".

"Desrespeitar e ofender nunca foi o nosso propósito. Por isso, pedimos sinceras desculpas a todos que se tenham sentido ofendidos. Tomamos, assim, a decisão de fazer algumas correções na representação de alguns conteúdos mais sensíveis para assegurar que a abordagem dos mesmos em 'Jikulumessu' mantém o valor pedagógico inicialmente pretendido", informou a produtora.

Esta é a novela que a RTP pretende exibir no horário nobre quando "Água de Mar" chegar ao fim.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG