Época de exames nacionais arranca com mais de 160 mil alunos inscritos
Rita Chantre / Global Imagens

Época de exames nacionais arranca com mais de 160 mil alunos inscritos

Mais de 80 mil estudantes realizam esta terça-feira a prova de Português do 12.º ano. Este exame voltou a ser obrigatório para a conclusão do secundário, depois de um interregno por causa da covid-19.
Publicado a
Atualizado a

A época de exames nacionais começa esta terça-feira, dia 17 de junho, com mais de 160 mil alunos do 11.º e 12.º anos inscritos para realizarem até ao final do mês as provas que permitem concluir o ensino secundário e concorrer ao superior.

Escolas de todo o país estão preparadas para receber os 81.005 alunos do 12.º ano inscritos para o exame de Português, que começa hoje às 9h30 e marca o arranque da 1.º fase das provas finais nacionais do secundário de 2025.

Este é um dos anos com mais inscritos na 1.º fase dos exames nacionais: São 160.680 alunos, mas apenas 55% dizem ser candidatos ao ensino superior.

Independente de quererem ou não prosseguir os estudos, o exame de Português do 12.º ano voltou a ser obrigatório para a conclusão do secundário, depois de um interregno provocado pela pandemia de covid-19.

Já às 14h00, será a vez de os estudantes do 11.º ano que se inscreveram realizarem os exames de Espanhol, Alemão, Italiano e Mandarim.

Até ao final do mês, os alunos deverão fazer mais de 341 mil provas do 11.º e 12.º anos, segundo dados do Júri Nacional de Exames.

Biologia e Geologia é a segunda disciplina com mais inscritos: Na sexta-feira, 20 de junho, são esperados quase 42 mil alunos para esta prova do 11º ano.

Na semana seguinte, destacam-se os exames de Física e Química (39.507 inscritos para a prova que se realiza a 26 de junho) e Matemática (38.733 inscritos), que se realiza a 30 de junho e marca o fim desta 1.º fase de exames.

Os dados divulgados na semana passada pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação mostram que o principal motivo que levou os alunos a inscreverem-se para os exames foi ter de realizar “pelo menos um exame para aprovação” da disciplina (79%).

Os resultados da 1.º fase dos exames nacionais serão conhecidos a 15 de Julho, seguindo-se a 2.º fase, entre os dias 18 e 24 de julho.  

A 2.ª fase dos exames destina-se aos alunos que não obtiveram aprovação na 1.ª fase, que querem tentar melhorar a nota ou que pretendam melhorar a classificação final em alguma disciplina.

Os alunos têm depois uma semana para se candidatar à 1.º fase do ensino superior – de 21 a 28 de julho – e os resultados são conhecidos quase um mês depois, a 24 de agosto.

As informações sobre o calendário do concurso nacional de acesso ao ensino superior estão disponíveis no site da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).

Apesar de todas os exames nacionais do ensino secundário começarem às 09:30 ou às 14:00, os serviços do ministério recomendam que os alunos estejam nas escolas, pelo menos, meia hora antes da prova.

Os alunos têm de ter o cartão de cidadão ou outro documento de identificação. O uso de telemóveis ou computadores ou relógios com sistema de comunicação remoto são proibidos.

A maioria dos exames tem a duração de 120 minutos, à exceção dos de Matemática, Geometria Descritiva e Desenho, que duram mais 30 minutos (150 minutos).

Época de exames nacionais arranca com mais de 160 mil alunos inscritos
Professores já sabem onde vão dar aulas no próximo ano letivo
Época de exames nacionais arranca com mais de 160 mil alunos inscritos
Governo quer proibir telemóveis nas escolas até ao 6.º ano

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt