Vénus e Júpiter alinharam-se no céu e as redes sociais acordaram para ver

Planetas estiveram tão próximos que pareciam tocar-se. Redes sociais inundaram-se de fotografias

Júpiter está em conjunção com Vénus em 13 de novembro, informa o Observatório Astronómico de Lisboa. O que significa exatamente esta frase? Que os dois planetas estão alinhados no céu, ainda que fossem visíveis sobretudo nos países com latitudes mais a norte, nomeadamente o Reino Unido e algumas partes dos EUA.

Segundo os astrónomos citados pela BBC, os dois planetas estiveram tão perto que quase pareciam tocar-se, fundindo-se numa espécie de estrela brilhante que, no entanto, poderia ser apreciada em toda a sua grandiosidade antes do nascer do sol.

E os internautas não quiseram perder o espetáculo: houve quem pusesse o despertador para mais cedo e fosse para a rua fotografar o alinhamento dos planetas pelas seis da manhã.

O alinhamento de Vénus e Júpiter não é raro: aconteceu em 2015 e 2016 antes de se repetir este ano, mas é mais incomum que os planetas se aproximem tanto, como aconteceu esta segunda-feira. Amanhã, terça-feira, os dois planetas alinhados ainda serão visíveis, mas não tão perto como hoje.

Ainda este mês, os interessados vão poder observar outro alinhamento de planetas: desta vez, informa a NASA, serão Saturno e Mercúrio a encontrar-se no horizonte ao anoitecer, nos dias 24 e 28 de novembro.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG