A missa que encerrou a peregrinação internacional de 12 e 13 de maio ao Santuário de Fátima foi concelebrada esta terça-feira por dois cardeais, António Marto, bispo emérito da Diocese de Leiria-Fátima, que participou no conclave que elegeu na quinta-feira o Papa Leão XIV, e o italiano Fortunato Frezza, que trabalhou na Cúria Romana e, devido à idade, não participou na eleição do sucessor de Francisco.
Na missa, à qual assistiram, no recinto, cerca de 200 mil peregrinos, de acordo com dados do santuário, estiveram ainda 27 bispos, 282 padres e 14 diáconos.
Na celebração foi usado um cálice de prata dourada oferecido pelo Papa Francisco ao santuário na primeira deslocação que fez a Fátima, em maio de 2017, por ocasião do centenário dos acontecimentos na Cova da Iria e para canonizar os pastorinhos Francisco e Jacinta Marto.
O Papa Francisco, que morreu em 21 de abril último, aos 88 anos, esteve uma segunda vez no maior templo mariano do país, em agosto de 2023, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa.