Fernanda Almeida Pinheiro (a atual bastonária) e José Costa Pinto.
Fernanda Almeida Pinheiro (a atual bastonária) e José Costa Pinto.Leonardo Negrão

Valor das quotas para a Ordem dos Advogados marca debate entre candidatos

Todos os quatro candidatos foram convidados, mas somente dois aceitaram o convite: Fernanda Almeida Pinheiro (a atual bastonária) e José Costa Pinto.
Publicado a
Atualizado a

Nesta reta final de campanha, dois candidatos a bastonário da Ordem dos Advogados apresentaram em debate suas propostas caso vençam a eleição, marcada para a próxima semana. A atual bastonária Fernanda Almeida Pinheiro e José Costa Pinto participaram do debate promovido pelo Diário de Notícias em parceria com a Ordem dos Advogados (OA).

Transmitido em direto pelo site do jornal, o debate foi realizado no salão nobre da sede da OA. A maior parte das cadeiras estiveram ocupadas por advogadas e advogados que assistiram presencialmente o evento.

Fernanda de Almeida Pinheiro defendeu as ações já realizadas no mandato corrente e que deseja dar continuidade ao trabalho iniciado na atual gestão. Citou como exemplos as negociações com o Governo nas tabelas de pagamento e os grupos de trabalho para revisar as regras da previdência da classe. A advogada também destacou a realização de protocolos com o Governo, como na área das migrações e defesa.

Fernanda de Almeida Pinheiro busca a reeleição.
Fernanda de Almeida Pinheiro busca a reeleição.Leonardo Negrão

O adversário ressaltou propostas como a criação de uma chamada "Bolsa Nacional de Solidariedade", com objetivo de apoiar profissionais que não possam realizar serviços e a “Linha Defesa 24”, que dê assista permanente aos advogados ameaçados ou impedidos de atuar.

José Costa Pinto diz que decidiu candidatar-se há três meses.
José Costa Pinto diz que decidiu candidatar-se há três meses.Leonardo Negrão

Um dos temas de maior discussão e de total divergência foi o valor das quotas de pagamento dos advogados. A atual bastonária defende que atual valor mantenha-se, apresentando o dado de que "se houver redução de 2 euros, o impacto é de 900 mil euros". Já o adversário afirmou que, caso eleito, vai proceder com uma redução, mas não confirmou o valor. "É preciso fazer as contas cá dentro", resumiu.

As eleições

Os profissionais vão a votos na próxima semana, com possibilidade em um dos dois dias de pleito: 18 ou 19 de março. Atualmente, existem aproximadamente 40 mil profissionais inscritos na OA. A previsão é que os resultados sejam conhecidos ainda na noite do dia 19, a partir das 20h. Caso nenhum dos quatro candidatos tenha maioria dos votos, haverá uma segunda volta com as duas pessoas mais votadas no dia 31 de março.

O debate completo pode ser assistido no canal do Diário de Notícias no Youtube.

Confira imagens do evento, tiradas pelo fotojornalista Leonardo Negrão.

amanda.lima@dn.pt

Fernanda Almeida Pinheiro (a atual bastonária) e José Costa Pinto.
Oito perguntas aos candidatos a bastonário da Ordem dos Advogados

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt