Um miradouro imponente na crista do Muradal
Câmara Municipal de Oleiros

Um miradouro imponente na crista do Muradal

O arquiteto Álvaro Siza Vieira é o autor do projeto do novo Miradouro do Zebro. Onde antes havia um local de observação em estado selvagem, há agora uma plataforma circular que, só por si, merece uma visita.
Publicado a
Atualizado a

Na crista da serra do Muradal, no concelho de Oleiros, onde antes havia um miradouro em estado selvagem, há agora uma obra imponente. O miradouro do Zebro foi requalificado e transformou-se numa enorme plataforma de betão com a assinatura do arquiteto Álvaro Siza Vieira. Trata-se de uma estrutura circular com 15 metros de diâmetro, com duas lentes de vidro no chão, e instalada a 30 metros do solo e a 150 metros do fundo do vale.

Um projeto que vai de encontro às aspirações do anterior presidente da Câmara de Oleiros, que idealizou um miradouro com “aspeto diferenciador”. Fernando Jorge renunciou entretanto ao cargo por razões de saúde, mas o seu sucessor aplaude este projeto que, acredita, ajudará a impulsionar o turismo na região. “Só o facto de ter a assinatura do arquiteto Siza Vieira chama a atenção do mundo da arquitetura, mas também de visitantes que querem apreciar a natureza”, comenta Miguel Marques.

Foto: Câmara Municipal de Oleiros

Este é o primeiro miradouro da vasta e premiada obra do arquiteto, que queria mexer o menos possível na parte rústica de acesso à plataforma. Por isso, torceu o nariz quando a autarquia, já liderada por Miguel Marques, lhe solicitou umas alterações ao projeto. “Depois de construído entendi que havia alguns aspetos de segurança a considerar” no percurso entre a estrada e o miradouro, sobre a rocha, onde alguns pontos são muito estreitos, explica o autarca. “Numa primeira fase, o arquiteto Siza Vieira não se mostrou muito disponível para qualquer tipo de vedação, mas conseguimos encontrar uma solução, uma vedação, que teve resposta afirmativa da parte dele”, conta Miguel Marques.

Um momento da construção do miradouro. Foto: Câmara Municipal de Oleiros

A inauguração aconteceu no dia 25 de Abril, sendo agora possível apreciar tanto o imponente miradouro como a beleza da paisagem numa vista panorâmica de 360 graus. “Tem-se uma vista fantástica, vê-se dali a Serra da Estrela”, apregoa o autarca, sendo que é ainda possível observar toda a complexidade da crista do Muradal em três alinhamentos quartzíticos. Este é um dos geossítios onde se podem observar materiais que constituíam os fundos marinhos, há cerca de 500 milhões de anos, e que agora surgem a formar os cumes da Serra do Muradal.

O Miradouro do Zebro – que vai buscar o nome a um animal semelhante ao burro, mas mais alto e forte e muito veloz que viveu na Península Ibérica até ao século XVI -, foi construído em condições muito complexas, uma vez que os trabalhos se desenvolveram em cima de uma escarpa de xisto a 40 metros de altura onde esteve instalado o estaleiro.

Foto: Câmara Municipal de Oleiros

O miradouro situa-se no Geosítio do Geopark da Naturtejo e ponto de passagem de grandes rotas e trilhos internacionais com grande destaque para o Trilho dos Apalaches (International Appalachian Trail), que atravessa a cordilheira das montanhas Apalaches, no continente americano.

Na escarpa do miradouro existe uma parede de escalada.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt