Tutto Passa: uma experiência italiana com vista para o Rio Tejo
Tutto Passa, ou “tudo passa”, em português, este é o nome e a mensagem do novo restaurante italiano em Lisboa, inspirado na cidade de Nápoles e na figura icónica do velho napolitano que tem estas palavras tatuadas no peito.
O novo restaurante veio trazer uma experiência napolitana para Lisboa e quem quiser desfrutar dela só tem de ir até ao Cais Rocha Conde de Óbidos no rooftop do LACS, centro criativo. Um espaço anteriormente ocupado pelo bar Okah, que fechou este ano.
Os donos de Tutto Passa, Joana Trindade e Pedro Neto Rebelo, já abriram vários restaurantes - um asiático, um de gastronomia portuguesa e um mexicano. Para Joana Trindade, como explicou em conversa com o DN, num almoço de imprensa, faltava apenas abrir um restaurante com gastronomia italiana. “Achamos que um restaurante italiano é algo consensual, que é bom para famílias, é bom para grupos de amigos e é divertido”, disse, acrescentando que um dos destaque do Tutto Passa é a sua localização. “Não vemos em Lisboa nenhum restaurante italiano com esta vista. E depois, também apostamos numa carta com características italianas e produtos de alta qualidade”.
O azul e branco são as cores que dominam o espaço. Estas são cores que representam a Itália e ao mesmo tempo o cais e o rio Tejo. Nas mesas encontram-se toalhas aos quadrados típicas das casas de estilo italiano. Já na esplanada, as mesas são feitas de plástico reciclado do fundo do mar. “Queríamos ter este lado da sustentabilidade, de ajudar a limpar o planeta. Usámos também os caixotes de peixe para suporte das mesas. Tentámos criar aqui uma dinâmica ligada ao mar, já que estamos em cima do mar”.
A zona da esplanada com vista para o Tejo será dedicada a eventos com uma programação com DJ sets às quintas, sextas e sábados. Na última sexta-feira de cada mês está programada a Festa Tutto Passa com uma programação especial com dois DJs, entre os quais o DJ Anthony. “As pessoas conseguem assim divertir-se, aproveitar o sunset aqui e podem também dançar”, afirma a dona do restaurante.
Apesar de ainda estar em construção, Joana Trindade revelou ao DN que o espaço terá uma pequena charcutaria italiana, onde os clientes poderão comprar os produtos tipicamente italianos e levar um bocadinho daquele país para casa.
Já o menu é da responsabilidade do chef Manuel Soromenho Águas e segue a ideia de partilha. O chef destaca o prato Frittura Mista (16,5€), um mix de patinhas de lula, tiras de choco, camarão e uma diversidade de legumes fritos. Para Joana Trindade, um dos destaques da carta é a Pizza Tutto Passa (18,5€), que junta quatro pizzas diferentes - Prosciutto e funghi, Diavola, ortolana e tartufo. Todas as pizzas e pães são confecionados no restaurante, num forno tradicional napolitano. “É um forno de pizzas napolitanas específicas”, explicou a dona do restaurante. Outra especialidade é o Spaghetti nero di mare (15,5 euros) e o Carpaccio (14 euros), lombo de novilho com parmesão acompanhado de alcaparras e um fresco molho de pesto. Para sobremesa, o destaque vai para o clássico Tiramisú (4,9 euros).
Para acompanhar a refeição, há uma carta de vinhos (portugueses e italianos) e ainda uma opção de cerveja italiana. Também se pode optar por cocktails inspirados neste país como o Gin Basil Smash (10 euros) e o Bellini (10 euros).